"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Companhia de Dança Contemporânea de Évora apresenta "Ensaio sobre a Cegueira"

A obra do escritor português José Saramago, é a inspiração para o espetáculo de dança, com o mesmo título, apresentado pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, a 7 de novembro, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

7 Nov 2020  |  21h00

Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
Rua José Vicente, 2835-134 Baixa da Banheira, Moita


“Ensaio sobre a Cegueira”, com criação de Nélia Pinheiro, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento do corpo humano perante situações de crise e violência. 

Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos bailarinos. Em cena, a natureza humana é exposta de forma crua, sem emoção, para suscitar ativação do espetador. 
Com um formato próximo da instalação artística, coreográfica, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto ao nível visual, como ao nível do posicionamento do corpo no movimento e na cena. 
Os elementos chave da obra de Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, um discurso contemporâneo sobre a condição humana. 

Direção | Coreografia NÉLIA PINHEIRO | Bailarinos GONÇALO ALMEIDA ANDRADE, MIGUEL RAMALHO,NÉLIA PINHEIRO | Música/sonoridades GONÇALO ALMEIDA ANDRADE | Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE | Cenografia NÉLIA PINHEIRO, RAFAEL LEITÃO | Desenho de Luz NUNO MEIRA | Técnica PEDRO BILOU, FERNANDO DIAS | Direção de Produção RAFAEL LEITÃO| Produção CDCE 2019 

Duração: 60 min. 
Para maiores de 6 anos 
Bilhete: 3,56 euros  
Lotação limitada, de acordo com regras da DGS. Uso obrigatório de máscara  

Reserva de Bilhetes 
Fórum Cultural José Manuel Figueiredo 
Rua José Vicente, 2835-134 Baixa da Banheira  

Horário da Bilheteira 
De terça-feira a sábado, das 14:30h às 19:30h 
Dias de espetáculo ou cinema: Uma hora antes do início do espetáculo ou sessão; encerra aquando do início do espetáculo ou sessão. 
Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm que ser levantadas, no máximo, à véspera do espetáculo/sessão, com um limite de cinco bilhetes por reserva. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,101,419