"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Torres Vedras vai acolher pelo quinto ano consecutivo o seu ciclo de órgão

Uma iniciativa que acontece num ano particularmente diferente, marcado pela pandemia decorrente da doença COVID-19, em que, segundo as palavras do diretor artístico do evento, Daniel Oliveira, “a arte deve assim assumir um papel de conforto e energia positiva perante a sociedade”.

5 Nov a 24 Jan 2021

Online


O V Ciclo de Órgão de Torres Vedras será composto por três grandes concertos, nos quais o órgão histórico da Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas. Esses concertos serão comentados e contarão com a participação do organista polaco Norbert Itrich, do Coro Notas d`Alta, da violinista Zófia Pajak e uma apresentação da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, instituição torriense de referência no ensino da música.

De realçar que o último concerto desta quinta edição do ciclo de órgão de Torres Vedras, tendo em conta o atual contexto de pandemia, será em homenagem aos profissionais de saúde de todo o mundo, no qual “a emoção, espiritualidade e partilha estarão bem presentes”.

Os três referidos concertos serão alvo de transmissão online (por meio da página de Facebook da Câmara Municipal de Torres Vedras bem como do canal de Youtube também desta entidade).

Em novembro, todas as quintas-feiras pela hora do almoço, também na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, o evento proporcionará mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, nos quais o público escolherá o que quer ouvir perante uma “carta” bastante diversificada, que incluirá desde peças do século XVI até temas bem atuais dos nossos dias.

“Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico”, é assim que Daniel Oliveira define este V Ciclo de Órgão de Torres Vedras, um evento que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras com a parceria das paróquias de Torres Vedras, do Patriarcado de Lisboa, da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e da Cultur'canto - Associação Cultural.

O programa da iniciativa é o seguinte

5 de novembro | quinta | 13h15 | Concerto “à la carte” 
12 de novembro | quinta | 13h15 | Concerto “à la carte” 
19 de novembro | quinta | 13h15 | Concerto “à la carte”

22 de novembro | domingo | 16h00 | A dança como matriz da música para órgão e música de câmara / Concerto de Santa Cecília
Um interessante programa que contempla um conjunto de peças, quer originais quer transcrições, as quais têm como origem a dança. Abordando a suite renascentista e barroca, serão apresentadas obras de vários compositores europeus como Claude Gervaise, G. F. Haendel, Bernardo Storace ou Bernardo Pasquini.
Um recital com um programa bastante vivo e divertido, que faz alusão à dança e à prática da transcrição.

Violino: Zófia Pajak
Órgão: Daniel Oliveira

26 de novembro | quinta | 13h15 | Concerto “à la carte”

20 de dezembro | domingo | 16h00 | A música sacra de Carissimi e a tradição Natalícia / Concerto de Natal
Um concerto dedicado essencialmente à figura de Giacomo Carissimi (1605-1674), uma das principais figuras do barroco inicial italiano, no qual se escutará uma missa para coro masculino e ensemble instrumental.
De referir que no barroco inicial, a relação entre a palavra, a música e os afetos era fortíssima, conferindo dramatismo e uma retórica musical ímpar.
O programa deste concerto é também composto por peças alusivas à quadra natalícia.

Coro Masculino Luís António Maldonado Rodrigues
Alunos e Professores da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Direção musical: João Carlos Perdigão

24 de janeiro | domingo | 16h00 | Candlelight concert / Concerto de homenagem aos profissionais de saúde
Candlelight concert é o mote para este recital, onde o étnico e o clássico se tocarão. Portugal e Polónia unem-se nesta ocasião, homenageando todos os profissionais de saúde e o seu esforço, dedicação e amor em tempos de pandemia.
Este concerto contará com a presença do organista polaco Norbert Itrich, que executará música antiga europeia, assim como com a do Coro Notas d`Alta, do Hospital Dona Estefânia, que interpretará algumas peças de inspiração mariana e espirituais negros.
Um momento fortemente emotivo, à luz das velas, onde a meditação e a comunhão estarão bem presentes.

Órgão: Norbert Itrich
Coro Notas d`Alta (Profissionais do Hospital Dona Estefânia)

As entradas para se assistir aos concertos e mini concertos deste V Ciclo de Órgão de Torres Vedras são gratuitas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,164,700