"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TeCA: Língua Gestual Portuguesa estreia-se como "protagonista"

Língua é a mais recente criação de Cátia Pinheiro, José Nunes e Diogo Bento, que procuram dar “voz” aos gestos. Em cena de 5 a 8 de novembro.

5 Nov a 8 Nov 2020

Teatro Carlos Alberto
Rua das Oliveiras, 43, 4050-449 Porto


Depois do português e do mirandês, a Língua Gestual Portuguesa passou a ser uma das três línguas oficiais de Portugal. Contudo, no espaço teatral, esta forma primordial de comunicação vê-se “condenada a habitar um cantinho do palco”. Em Língua, os gestos “tomam de assalto” o espaço dedicado à cena no Teatro Carlos Alberto (TeCA) e tornam-se protagonistas de um espetáculo em que a voz e o texto deixam de pertencer ao centro de operações. Explorando a ideia de autorreflexidade, Cátia Pinheiro, José Nunes e Diogo Bento – responsáveis pela criação da peça – apresentam pela primeira vez Língua, de 5 a 8 de novembro.

A comunicação assume um papel primordial no nosso dia-a-dia e a língua ouvida não é a única forma de falar. Numa tentativa de combater o “fonocentrismo” ouve-se um grito: “Sou só Surda. Até porque eu tenho uma voz.  Aliás, tenho várias. Esta que me sai das mãos. E esta que me sai da boca para fora”, tal como conta a personagem de Joana Cottim, atriz surda que integra o elenco da peça. Língua procura promover uma reflexão sobre o privilégio da língua ouvida e sensibilizar os espectadores para uma realidade na qual “reina” o sentido de obrigação para as pessoas falarem da mesma forma. Neste espetáculo os papéis invertem-se e os ouvintes percebem finalmente os desafios que um surdo enfrenta quando assiste a um espetáculo de teatro.

Com Língua, a companhia Estrutura – que completou uma década de atividade no ano passado – assinala um novo ciclo através da exploração do ato criativo como conteúdo. O espetáculo pode ser visto no palco do TeCA na quinta, sexta-feira e sábado, às 19h00; e no domingo, às 16h00. A coprodução Estrutura, São Luiz Teatro Municipal e Teatro Nacional São João é para maiores de 12 anos. No dia 7 de novembro vai ser possível participar numa conversa pós-espetáculo. O preço dos bilhetes é de 10 euros. No próximo ano vai ser possível assistir a Língua no São Luiz, em Lisboa, entre os dias 19 e 30 de maio. Também o Centro Cultural de Ílhavo, em Aveiro, irá acolher o espetáculo, sendo que as datas ainda estão por definir.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,167,339