"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Mise En Abyme

Regressa ao São Luiz o espetáculo do Cão Solteiro que parte de um texto de José Maria Vieira Mendes, utilizado por Vasco Araújo como base para a construção de uma das peças que integraram a sua exposição Morte Del Desiderio, na Galeria Francisco Fino, em Lisboa, 2018.

25 Mar a 27 Mar 2021

São Luiz, Teatro Municipal
R. António Maria Cardoso 38, 1200-027 Lisboa

O conceito de mise en abyme começa por ser aplicado com a utilização desse mesmo texto, que aqui serve a dramaturgia do espetáculo, trazendo consigo a memória de outra peça ou filme. Importa aqui também que o texto pertença ao universo das artes plásticas, já que esse é um objeto de análise recorrente do Cão Solteiro em vários contextos. Sobre a sua construção, escreve Vieira Mendes: “Há uma ideia de desejo que assenta numa certeza no futuro. Ou seja, quando persigo o desejo, procuro satisfazer ou cumprir qualquer coisa no futuro (mais próximo ou longínquo). Essa coisa que persigo é estabelecida no presente. Isto implica olhar para o futuro como concretização de um pensamento do presente. É uma ideia de futuro que não está disponível para o imprevisto. O texto que construí, argumento cinematográfico, é uma tentativa de encontrar uma outra ideia de desejo e de relação com o futuro, que torne os sujeitos de desejo mais disponíveis para o inesperado. Isto corresponde a uma libertação do sujeito, bem como a uma vontade (desejo) de viver o futuro que vier como um presente em construção. E a construção ficará sempre incompleta porque entretanto o presente passou.”

Nenhum animal sofreu maus tratos, físicos ou psicológicos, durante o treino e/ou atuação neste espetáculo.

Horários: quinta, 20h; sexta e sábado, 21h
Classificação m/16

>> Mais informações
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,964,382