"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso livre de HISTÓRIA DA ARTE – Pintura

Módulo III – O Século XX Português

7 Abr a 14 Abr 2021

Online

7 e 14 abr | 2 sessões, quartas-feiras, 18h30 (online)

O Museu de São Roque conserva e exibe maioritariamente obras de arte sacra do século XVI ao século XIX. Surpreende uma coleção constituída por cerca de 1400 trabalhos de artes gráficas e desenho, maioritariamente da autoria de Rodrigues Alves, mas que conta também com originais de Stuart Carvalhais, Amarelhe, Botelho, Jorge Barradas, Alberto de Sousa, Eduardo Teixeira Coelho, Vítor da Silva, José Ruy, José Garcês, Ricardo Neto, entre outros. Trata-se de uma coleção heterogénea, cronologicamente situada entre o final da década de 1920 e os anos de 1960, que foi doada à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pela irmã de Rodrigues Alves, Maria Teresa.
Exemplar testemunho da evolução das artes gráficas em Portugal no século XX, a coleção Rodrigues Alves inclui trabalhos originais de ilustração de textos jornalísticos e contos, maquetas de capas de partituras, livros e outras publicações, cartazes, trabalhos de lettering, composição gráfica e paginação, banda desenhada e trabalhos para cinema de animação. Integra também um núcleo de Desenho e Pintura da autoria de Rodrigues Alves, com destaque para o desenho de nu e desenho humorístico e caricatura.

7 Abr | Qua | 18h30 - 1ª Sessão: O século XX - A coleção Rodrigues Alves
14 Abr | Qua | 18h30 - 2ª Sessão: Obras de Arte Contemporânea na coleção.

Destina-se a público adulto, com mais de 16 anos de idade.
A participação é GRATUITA mediante marcação prévia.
Aceita-se um número máximo de 40 participantes.

Informações e inscrições
Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural
Direção da Cultura
T: 213 240 869/ 887/889
culturasantacasa@scml.pt

O curso livre de HISTÓRIA DA ARTE – Pintura que o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural apresenta, tem por base a Coleção de Pintura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e abrange a pintura dos séculos XV ao XX.

Três grandes núcleos constituem esta coleção: o jesuítico, corresponde ao período de chegada dos Jesuítas até ao abandono de São Roque por expulsão (1759), um conjunto de obras notáveis; o núcleo do Convento de São Pedro de Alcântara, de onde sobressai o grande quadro de Pierre Antoine Quillard, mas também pintura portuguesa de grande interesse como as telas de Pedro Alexandrino de Carvalho, Inácio de Oliveira Bernardes, ou de Bento Coelho da Silveira; e, finalmente, o núcleo da Misericórdia de Lisboa, que chega até aos nossos dias.
No decorrer das sessões, apresenta-se um vasto número de obras em que a grande maioria são de proveniência jesuítica.
Este Curso on-line está estruturado em três módulos e decorrerá à quarta-feira, às 18:30.
Cada sessão tem a duração de uma hora, seguida de vinte minutos de conversa e esclarecimento de dúvidas ou questões.
Destina-se a público adulto, com mais de 16 anos de idade.
Os interessados podem escolher os módulos em que se querem inscrever.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,925,546