"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso "Municipalismo em Portugal"

Abertas inscrições para o curso online, coordenado por João Paulo Oliveira e Costa, que terá lugar entre 16 de março e 13 de abril de 2021.

16 Mar a 13 Abr 2021

Online

Desde as suas origens, Portugal foi um país municipalista. Desde a refundação do Condado Portucalense, em 1096, os governantes apostaram fortemente na criação de povoados autónomos, através da atribuição de cartas de foral, que consagravam as liberdades e as regras da vida comunitária nesses espaços. Ao colocarmos essas cartas de foral no mapa do país, podemos perceber como evoluiu o povoamento e a densificação humana do país desde o final do século XI à segunda metade do XIV. Estas comunidades eram, em regra, leais à coroa e, além de assegurarem o controlo do território, serviam de contraponto ao espírito autonomista da nobreza.

As câmaras foram fundamentais na governação do país, pois asseguravam a manutenção da ordem e o funcionamento da economia. Reuniam regularmente e tinham voz nas cortes. Dispomos de atas das suas reuniões (designadas por vereações) nalguns casos desde o século XIV.

Neste curso iremos estudar a natureza das cartas de foral, perceber o modo como a sua concessão nos ilustra o desenvolvimento do país na Idade Média, e visualizar algumas das reuniões dos séculos XIV a XVI pela leitura de extratos das vereações.

Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.

Coordenação: João Paulo Oliveira e Costa
5 sessões; de 16 de março a 13 de abril
terças-feiras, das 18h30 às 20h00
Preço: 100€ (sócio CNC) | 120€ (não sócio)

Inscrições: http://bit.ly/2Ot9VRP

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,954,023