"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

#ConversascomSerralves // Plano de Recuperação e Resiliência - Recuperar Portugal, construindo o futuro?

Na quarta-feira, dia 3 de março, excecionalmente às 19h00, assista à conversa com Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Carlos Moreira da Silva, empresário e Alberto Castro, professor universitário.

3 Mar 2021  |  19h00

Online
Preço
Entrada livre
 
O documento Recuperar Portugal, Construindo o Futuro é o mote da conversa desta sessão. Este é o novo nome para o Plano de Recuperação e Resiliência que o Governo de Portugal está a preparar e que será apresentado às instituições europeias, que mais do que responder à crise sanitária que nos assolou, pretende ser um roteiro para cumprir as metas que marcarão a década que agora iniciámos. É este o modelo transformador que precisamos? E que ambicionamos? Muitas são as questões, mas as respostas são urgentes e devem beneficiar dos diferentes programas de financiamento europeu.

Pedro Siza Vieira é Ministro Adjunto e da Economia no XXI Governo Constitucional desde 2018. É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Como advogado, foi sócio da Morais Leitão, J. Galvão Teles e Associados, Sociedade de Advogados e, de 2002 a 2017, sócio da Linklaters LLP, sendo Managing Partner do escritório de Lisboa desta sociedade, entre 2006 e 2016. Foi membro da Direção da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal e Presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem. Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e vogal da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas. Na sua atividade académica, foi monitor na Faculdade de Direito de Lisboa e Assistente na Universidade Autónoma de Lisboa e ainda, Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa.

Carlos Moreira da Silva foi até, 2019, Presidente da BA GLASS, empresa em que liderou o managemenet buy out em 2004; é membro dos Conselhos de Administração da Efanor e da Sonae SGPS, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Sonae Indústria SGPS e membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves. Licenciou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Porto e doutorou-se em Industrial Management pela Universidade de Warwick. Foi administrador executivo da EDP e integrou o Conselho de Administração da Sonae e, mais tarde, assumiu a presidência da Sonae Indústria. Foi CEO da Sonae Indústria, Presidente da La Seda de Barcelona e membro do Conselho de Administração do Banco BPI. Começou a sua vida profissional na Universidade do Porto onde, em 1973 for admitido como monitor, tendo chegado a Professor Auxiliar, função que abandonou em 1986 para se dedicar a um percurso executivo.

Alberto Castro é Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, da qual foi o primeiro Diretor e onde dirige o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. É Presidente do Conselho de Administração da Altri, S.A., Administrador não executivo da Mystic Invest, S.A. e preside ao Conselho Fiscal do Super Bock Group. Foi membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP entre 2006 e 2015 e Presidente do Conselho de Administração da Instituição Financeira de Desenvolvimento. É Presidente dos Conselhos Fiscais da AEP, Fundação AEP e da Orquestra de Jazz de Matosinhos, Vice-Presidente da Direcção da Associação para o Museus dos Transportes e Comunicações (Alfândega Porto), Provedor do Cliente do Porto de Leixões. Escreve quinzenalmente no suplemento económico Dinheiro Vivo.

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link
O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,949,533