"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

A Luta Livre de Luís Varatojo chega finalmente aos palcos

Luís Varatojo criou em 2020 o novo projeto Luta Livre que reflete o seu olhar interventivo sobre a sociedade e a atualidade.

21 Abr 2021  |  20h00

Fórum Municipal Luísa Todi
Av. Luísa Todi, 61-67 Santa Maria da Graça, 2900-459 Setúbal

27 Abr 2021  |  20h00

Teatro Maria Matos
Av. Frei Miguel Contreiras, 52, 1700-213 Lisboa

A 5 de fevereiro lançou o álbum de estreia "TÉCNICAS DE COMBATE", numa edição de autor em formato CD e LP/Vinil que tem merecido os maiores elogios da imprensa e do público.

Com letras e músicas de Luís Varatojo, o álbum conta com a participação de vários convidados como o Coro Gospel Collective, Ricardo Toscano, Kika Santos, Edgar Caramelo, João Pedro Almendra, Nelson Cabral, Ivo Palitos, Diogo Santos, Pedro Mourato e o Coro Os Amigos do Vicente. A ilustração da capa é da autoria de João Pombeiro e o artwork é de Luís Carlos Amaro. Os sete vídeos lançados até ao momento são da autoria de Andreia Reisinho Costa e Cristina Viana.

Depois da celebrada estreia ao vivo na Festa do Avante em 2020 e do sucessivo adiamento dos concertos de apresentação, em virtude do Estado de Emergência, Luís Varatojo vai finalmente levar para o palco a sua LUTA LIVRE ao lado de oito dos seus companheiros acima mencionados. Entremos com eles no ringue nestes primeiros espectáculos da digressão:
 
- Setúbal | Fórum Municipal Luísa Todi - 21 de abril de 2021- 20H
- Lisboa | Teatro Maria Matos - 27 de abril de 2021 - 20H

Os bilhetes já estão à venda, esperamos por todos!

"Mudam-se os tempos, mudam-se as canções. Mas a Luta continua!"

“Luta Livre é música de intervenção alicerçada na melhor tradição de Zeca Afonso, José Mário Branco, Clash ou Gil Scott-Heron, mas com uma linguagem estética aplicada à vida contemporânea, feita de ecrãs, redes sociais, frases curtas, movimentos rápidos. Musicalmente, também responde a essa nova essência mesclada, algures entre o jazz, o pop e o hip-hop, mas sem nunca se dispersar ao ponto de pôr em causa a clareza da mensagem.”
Manuel Halpern (in Jornal de Letras)

"É música de carne e osso, feita da memória colectiva, para despertar consciências e mobilizar o pensamento crítico."
Ana Patrícia Silva (in Time Out)
 
“Sempre do lado certo da luta (…) o histórico Luís Varatojo incentiva à revolução, mas cheio de swing e boa onda (…) Letras de intervenção entregues de forma natural sobre uma cama sonora cheia de luz, groove e com deliciosos sopros que dão um toque excelente de exotismo (…) Técnicas de Combate vale como um todo e todo ele merece ser escutado e desfrutado, repetidamente e na íntegra.”
 Tiago Freire (in Altamont)
 
“Com Luta Livre, Luís Varatojo dá-nos uma dezena de canções de punho no ar em plena pandemia (…) Musicalmente, há no disco uma prevalência da spoken word e do hip hop, traçando uma linha ténue entre o falar e o canto, mas o jazz e a pop também marcam presença.”
Nuno Pacheco (in Ípsilon/Público)

“O poder da palavra (…) O novo projecto de Luís Varatojo recupera, entre jazz, hip hop e rock, a tradição da música de intervenção (…) É cada vez mais raro encontrar um discurso assim, direto e acutilante, sem medo das palavras (…)”
Miguel Judas (in Visão)

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,969,889