"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

VI Ciclo de Concertos de Coimbra - 30 atividades para descobrir a cidade

A VI edição do Ciclo de Concertos de Coimbra irá decorrer de 28 a 30 de maio de 2021, contando com várias atividades presenciais nos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, e que serão complementadas por transmissões online através das redes sociais do evento.

28 Mai a 30 Mai 2021

Coimbra

Este ano, sob o tema “pontes e (re)encontros”, de forma a destacar a geografia da cidade que acolhe o evento, bem como o reencontro das pessoas com a fruição da arte e da cultura, o Ciclo vai reunir cerca de 30 atividades na cidade e no distrito de Coimbra.

A programação deste ano apresenta oito ecléticos concertos de música clássica, com destaque para concerto de abertura que marcará simbolicamente o reencontro entre nações, através de uma cooperação entre a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo Maestro romeno Constantin Grigore, e o solista romeno Jeffery Macsim, que se realiza no Grande Auditório do Convento de São Francisco. Por sua vez, o concerto de encerramento irá ao encontro de um dos compositores mais celebrados dos nossos dias, Frédéric Chopin, interpretado pelo aclamado pianista Artur Pizarro.



Os diversos concertos do Ciclo contam com um reportório vasto e diversificado que vai desde os corais de música antiga dos Moços do Coro até à contemporaneidade do H4nds Duo, este último que será o concerto solidário desta edição, cujas receitas revertem a favor ADAV- Associação de Defesa e Apoio da Vida e da LAHUC - Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Como já é tradição no Ciclo de Concertos de Coimbra, será dedicado um espaço especial aos talentos musicais emergentes da cidade.

O Seminário Maior de Coimbra recebe o concerto intimista do grupo de música de câmara OpuSpiritum Ensemble. A abrir o terceiro e último dia do Ciclo, o célebre Maestro António Victorino d’Almeida irá apresentar-se, revisitando o seu registo de pedagogo, no Conservatório de Música de Coimbra.

Destaca-se também a estreia da Orquestra Arco Ribeirinho Sul, regida pelo jovem e premiado maestro e pianista, Leonardo Hilsdorf.



O Ciclo de Concertos de Coimbra contará, ainda, com outras iniciativas, que antecedem a programação artística principal. Entre 5 e 27 de maio decorrerão 5 conferências/conversas subordinadas ao tema “saber ouvir” em coorganização com a RUC, Jornal de Coimbra e Centro Cultural Penedo da Saudade. Haverá ainda uma masterclass ministrada pelo pianista Leonardo Hilsdorf, um workshop sobre música eletroacústica dirigido pelo compositor Jaime Reis, e ainda um périplo por três dos órgãos ibéricos presentes na cidade de Coimbra.

Toda a informação atualizada e detalhada sobre a programação, bilheteira e os diferentes concertos/eventos pode ser consultada no website oficial, nas redes sociais e na ticketline.



PROGRAMAÇÃO 
CONCERTOS
 
28 maio
21h | Convento São Francisco
Concertino de Dinu Lipatti e a Música Romena
Orquestra Clássica do Centro com Constantin Grigore (Maestro) e Jeffery Macsim (Piano)
 
29 maio
11h30 | Seminário Maior de Coimbra
Jovens Talentos da Cidade de Coimbra
 
16h | Conservatório Música Coimbra
Fantasia e Danças
Recital de piano a quatro mãos pelo H4NDS DUO
 
18h | Seminário Maior de Coimbra
Tradição Francesa para Sopros - Séc. XX e XXI
Grupo de Música de Câmara OpuSpiritum Ensemble
 
21h | Conservatório Música Coimbra
O Esplendor do Romantismo 
Orquestra Arco Ribeirinho com Tobias Gossman (maestro) e Leonardo Hilsdorf (piano)
 
30 maio
11h30 | Conservatório Música Coimbra
Saber Ouvir
António Victorino d'Almeida
 
16h | Sé Velha
Concerto de Música Antiga Coral 
Comemoração dos 750 anos do Nascimento da Raínha Santa Isabel
Moços do Coro
 
18h | Conservatório Música Coimbra
Artur Pizarro
Tributo a Chopin

Programação Paralela

Ciclo nas escolas de Coimbra
19 a 28 de abril - Concertos didáticos nos agrupamentos do distrito.
 
Fórum Saber Ouvir
5 maio |18h | Centro Cultural Penedo da Saudade
12 maio | 21h | RUC – Programa Observatório
19 maio | 18h | Centro Cultural Penedo da Saudade
26 maio | 21h | RUC – Programa Observatório
27 maio |18h | Centro Cultural Penedo da Saudade
 
Périplo Órgãos de Coimbra
22 e 23 maio
14h30-17h30
Sé Nova de Coimbra, Santa Cruz, Capela Univ. Coimbra
Ponto de encontro: Sé Nova
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,912,527