"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Mozart, Copland e Schubert em concerto no São Carlos

José Eduardo Gomes dirige o concerto de sábado, que terá na trompa e no clarinete as estrelas em destaque.

24 Abr 2021  |  11h00

Teatro Nacional de São Carlos
R. Serpa Pinto 9, 1200-442 Lisboa

Os solistas, Paulo Guerreiro e Cândida Oliveira, são músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e asseguram, neste programa, os solos escritos por Mozart e Copland. A 5ª de Schubert completa o concerto.

O Concerto em Mi bemol Maior K. 417 de Mozart, o segundo da série de quatro concertos para trompa e orquestra, foi terminado em 1783, dez anos antes da abertura do Teatro de São Carlos. É o único dos quatro concertos a ter trompas em ripieno, isto é, trompas não solistas incluídas na orquestra.

A Sinfonia n.º 5 de Schubert teve a primeira audição pública em Viena apenas em 1841, treze anos após a morte. Fora composta em 1816 e nela Schubert sintetizou a sua linguagem – clareza formal, riqueza contrapontística, transparência de orquestração, além da habitual riqueza melódica – e assumiu o modelo mozartiano. O compositor vivia então um período de grande entusiasmo pelo autor de D. Giovanni. No seu diário desse ano de 1816 escreveu: «Mozart! Imortal Mozart! Como soubeste imprimir nas nossas almas impressões de uma vida mais luminosa e melhor!».

O Concerto para clarinete de Copland foi escrito entre 1947 e 1949 e surgiu por encomenda do conhecido clarinetista de jazz Benny Goodman, que viria a tocar o concerto várias vezes (e a gravá-lo) sob a direção de Copland; este, aliás, considerava a gravação que os dois fizeram do concerto o seu melhor registo de sempre. A obra depressa se estabeleceu no repertório de todos os grandes clarinetistas. Copland, naturalmente, incorporou muitos elementos do universo do jazz neste concerto: o final, uma coda que termina com um glissando do clarinete, é uma óbvia homenagem.
Agenda
Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,975,610