"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Caminhos do Cinema Português · 27.ª Edição

Os Caminhos do Cinema Português são um festival que ao longo da sua história se tem transformado e adaptado a todas as oscilações da produção cinematográfica e crises culturais e sociais.

5 Nov a 20 Nov 2021

Teatro Académico de Gil Vicente, Auditório Salgado Zenha, Cinema Avenida/Casa do Cinema de Coimbra

Na edição transacta, realizada em contexto pandémico, optámos por enfrentar de frente todas as adversidades, abrindo as salas de cinema, durante quase dois meses, a um programa cinematográfico vasto, plural e sobretudo revelador da diversidade do Cinema Português e dos seus pontos de contacto com a cinematografia mundial.

Voltámos a confinar em 2021, tornando-nos mais tenazes e teimosos. Queremos continuar a promover a cultura da sala, como o local certo para o usufruto cinematográfico, mas não podemos ignorar o enorme impacto que o online teve na edição transacta. Promovendo digitalmente somente ações complementares e de formação de públicos, tivemos mais de 25 000 pessoas interessadas nestes Caminhos do Cinema Português. É assim que anunciamos que procuramos a ferramenta certa para complementar e jamais substituir, a experiência da projeção cinematográfica.

Essa experiência tem que ser fiel ao nosso mote, com uma curadoria que responda à importância de mostrar “cinema português para todos”. É assim que queremos regressar de 5 a 20 de Novembro, com a XXVII edição, insistindo no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico.

O reconhecimento do património cinematográfico português implica sempre enaltecer o motor cultural promovido pelos cineclubes. Se foram, como recordou Henrique Espírito Santo, “o grande movimento cultural de massas antes do 25 de Abril”, tal concretizou-se na forma do Novo Cinema e na génese plural de muitos festivais de cinema nacionais. Torna-se assim, igualmente relevante e comemorativo, que os Caminhos, formados pelo cineclubismo, anunciem a abertura de inscrições no espírito do Dia do Cineclube.

Nesta XXVII edição, continuamos a procurar a participação de todos os criadores com obras de produção ou co-produção portuguesa, de várias metragens e géneros, concluídos após 31 de julho do ano anterior. A estrutura do festival recebe todos os trabalhos nacionais na “Seleção Caminhos”, com um foco especial, nacional e internacional, para o cinema de escola na “Seleção Ensaios”. As obras de génese ensaística e experimental que contribuam para a evolução da linguagem do cinema têm o seu lugar em “Outros Olhares”. Em três secções competitivas reafirmamos o nosso compromisso com a promoção do Cinema Português.

As “Mostras Paralelas” são outros caminhos possíveis de percorrer ao longo do festival, constituindo-se com Filmes do Mundo e, em especial, da Lusofonia, sessões especiais para crianças e seniores, mas também o fantástico e explícito a ser exibido no “Turno da Noite”.

As inscrições estão abertas até 15 de setembro, com inscrições gratuitas até 31 de maio para obras nacionais.

Saiba mais em www.caminhos.info/call e www.caminhos.info/regulamento
Inscreva o seu filme em www.filmfreeway.com/caminhos
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,166,171