"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente ensina técnicas de cerâmica

Com uma longa e ilustre tradição no Oriente, a roda de oleiro é uma das técnicas proeminentes da arte cerâmica. Aprender a trabalhá-la e dominar as técnicas básicas desta expressão artística é o objetivo do curso que o Museu do Oriente organiza entre 24 e 28 de maio.

 

24 Mai a 28 Mai 2021

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
180.00€


Ao assentar no contacto direto e sensível da matéria-prima, a roda de oleiro estimula a criatividade e poder de expressão individual. Ao longo de cinco sessões, este curso vai dar a conhecer os passos fundamentais na técnica da roda de oleiro, tais como conformação, forma e acabamento. Os conteúdos programáticos incluem ainda uma breve história da cerâmica, a sua origem, evolução e características, e exercícios práticos em torno das técnicas de conformação: formas abertas e fechadas, taças, cilindros, formas bojudas e tampas. No final da aprendizagem, os participantes terão adquirido o conhecimento e competências necessárias para desenvolver formas básicas, dando largas ao seu potencial criativo.

O curso é orientado por Ricardo Lopes, ceramista oleiro que desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL, em 2004, e estagiou na Polónia, França, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. No seu currículo acumula inúmeras formações sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais, e participações em exposições individuais e coletivas. É professor de Cerâmica em diversos projetos educativos, museus, escolas, ateliês, centros sociais e diversas instituições.


Workshop Roda de Oleiro
Sessões presenciais
24 a 28 maio
Horário:
14.00-17.00 | Turma 1
18.00-21.00 | Turma 2
Participantes: máx. 6
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,128,892