"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Museu de Lisboa abre nova exposição de longa duração

Com dez mil miniaturas de edifícios que se estendem por mais de dez metros de comprimento e por quatro metros de largura, a Maqueta de Lisboa anterior ao Terramoto de 1755, uma das peças mais emblemáticas do acervo do Museu de Lisboa, volta a estar disponível ao público após obras de renovação do edifício e da museografia do Palácio Pimenta (Piso 0).

9 Jun a 31 Dez 2021

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Campo Grande, 245 – 1700-091 Lisboa

A nova exposição de longa duração do Museu de Lisboa é um convite para uma Viagem ao interior da cidade, que revela a evolução de Lisboa desde o Paleolítico, há mais de cem mil anos, quando os primeiros habitantes chegaram a este território, até ao esplendor que a cidade atingiu no reinado de D. João V (r. 1706-1750).

O percurso, organizado de forma cronológica, desvenda diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território, complementadas por aspetos da vida quotidiana, importantes marcos arquitetónicos, artísticos e arqueológicos.

Como complemento a este percurso, a exposição apresenta uma área específica dedicada à importância da cerâmica na construção e na identidade de Lisboa, tão presente em artefactos antigos encontrados em escavações arqueológicas, como em revestimentos cerâmicos de edifícios públicos e privados.

O discurso expositivo sobre a história da cidade terá, em breve, continuidade no piso 1 do Palácio Pimenta, após a realização das respetivas obras.

A nova exposição de longa duração abre ao público a 9 de junho e vai contar com um programa paralelo de visitas orientadas e atividades para famílias

Viagem ao interior da cidade – 1.ª Parte
Data de abertura ao público: 9 de junho
Contactos: 217 513 200; info@museudelisboa.pt
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)
Entrada: 3 € (acesso a todos os espaços do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta)
Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt ou na receção do Museu.
Mais informações: museudelisboa.pt

Sobre o Museu de Lisboa
O Museu de Lisboa é formado por cinco lugares onde se pode descobrir Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Casa dos Bicos e Torreão Poente partilham uma identidade e uma missão: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa.
As Galerias Romanas da Rua da Prata também são geridas pelo Museu de Lisboa. Localizadas no subsolo da Baixa Pombalina, abrem habitualmente ao público duas vezes por ano..

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,939,627