"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso online de Introdução à Dança Oriental

De mulheres para mulheres, a dança oriental promove a auto-estima, a flexibilidade, a coordenação, a consciência corporal e o equilíbrio. Em 4 sessões, vamos trabalhar alinhamento, ondulações, acentuações e vibrações, despertando para a alegria, a liberdade e o empoderamento da dança oriental.

7 Jul a 28 Jul 2021

Online


Quartas | 7, 14, 21 e 28 julho

Com Carla Sofia
Horário | 18.00 às 19.00 | Participantes mín. 5
€40/ participante
Público-alvo Adultos e Jovens (+15 anos), sem necessidade de experiência prévia

A dança oriental é uma dança de mulheres para mulheres de todas as idades e formas físicas. Este tipo de dança tem como característica principal o movimento rítmico das ancas e dos músculos do ventre. É composta por uma série de movimentos de vibrações, acentuações, ondulações, movimentos pélvicos e rotações, que trabalham o corpo como um todo. Aliados à música e a uma sinuosidade semelhante à de uma serpente, estes movimentos eram originalmente parte integrante do ritual de fertilidade e de preparação para a maternidade.

A dança oriental promove a sociabilização, a auto-estima, a sensualidade, a força, a resistência, a flexibilidade, a coordenação, a consciência corporal e o equilíbrio. Sobretudo, permite descobrir que é possível divertirmo-nos dançando, libertando e controlando o corpo ao mesmo tempo. Os benefícios físicos e emocionais da Dança Oriental fazem com que seja uma autêntica terapia para o corpo e para a mente.

PROGRAMA
Dia 1 - Alinhamento
Na Dança Oriental o corpo está alinhado verticalmente entre a terra e o céu.
A terra, símbolo de realidade, verdadeiramente do chão em que pisamos, também o nosso corpo; o céu, símbolo do Divino. O nosso corpo é um canal conectado entre a terra e o céu.

Dia 2 - As ondulações
As ondulações são movimentos que, tal como o nome indica, são circulares: círculos, oitos, espirais, infinitos. O nosso corpo desenha movimentos do mundo e da vida, fazendo com que a água dentro de nós se movimente e trazendo saúde física e equilíbrio emocional.

Dia 3 - As acentuações
As acentuações são movimentos fortes, com energia, dançados ao som do ritmo e do bater do coração.

Dia 4 - Shimmies
Os shimmies são vibrações, as quais fazem o sangue circular, aquecer o corpo, e trepidar em conexão com o movimento do mundo. Tudo se move o tempo todo, nada está parado.

TESTEMUNHOS DAS ALUNAS DE DANÇA ORIENTAL DO MUSEU DO ORIENTE
Quando danço surpreendo-me com a força que nasce em mim.
Dança Oriental é leveza - transporta-nos para além de nós.
A Dança Oriental acorda a DEUSA que há em mim!
Haverá lá algo mais PODEROSO que isso?
É mais do que uma dança é pura MAGIA!

As aulas de Dança Oriental trazem-me muitas coisas: ajudam a esticar as costas e a respirar fundo, a distrair das preocupações que possa ter naquela altura e dão-me uma comunidade com quem eu posso partilhar as sensações e as emoções trazidas pela dança. A Dança Oriental é muito mais do que o cenário imaginário das mil e uma noites, povoado de mulheres de barriga à mostra e cara coberta por um véu. A Dança Oriental é um processo em que o corpo está sempre a evoluir no domínio da técnica e do movimento. Ao mesmo tempo, a Dança Oriental abre um espaço em nós, para que cada dançarina se encontre com a sua raiz feminina mais profunda e adormecida. E é por isso que é importante dançar!

FORMATO DO WORKSHOP
Trata-se de uma edição online, transmitida em tempo real e em directo através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar ao workshop.
Sendo um workshop em directo, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respectivos para participarem.

Carla Sofia é Bailarina profissional, Professora, Coreógrafa (especializada em Dança Oriental & Fusão) e Actriz. Ensina Dança Criativa e Expressão Dramática aos mais pequenos e Dança Oriental & Fusão a mulheres que se queiram (re)descobrir, sentir, exprimir, divertir, saborear e reconectar. Como artista, a sua experiência vai da dança moderna à dança contemporânea, passando por outras danças do mundo tal como Danças Tradicionais Europeias e Flamenco. Estudou ainda técnicas Sherborne e é formada em Dança na Comunidade através de técnicas de dança contemporânea. Iniciou o seu percurso em Dança Oriental em 2007 com Yolanda Rebelo, continuando a sua formação ao longo dos anos com Tânia Luiz, Joana Saahirah, Cláudia Laia, Sara Toscano, Nilza Leão, Márcia Dib, Saïda Nait-Bouda, entre outros. Foi membro do Grupo Modança com Rita Duarte e no Yolanda Dance crew com Yolanda Rebelo, participando através deste em vários Festivais. Foi bailarina do grupo Matridança e fundadora do grupo As Mouras de Andaluzia em 2018, onde explora a fusão Flamenco-Árabe e está a preparar um novo projecto de dança-teatro. Acrescenta o estudo de Teatro e Performance, tendo-se dedicado ao teatro enquanto actriz por largos anos, tendo ainda coreografado e dançado em espectáculos nessa área. Em 2008 fez parte do espectáculo "Corbeaux" de Bouchra Ouizguen como bailarina, apresentado no Alkantara Festival (2018). Enquanto Professora, vê a arte como um processo de desenvolvimento pessoal, tal como uma forma de nos enriquecermos enquanto seres humanos; e ainda uma belíssima e prazerosa forma de sermos mais saudáveis tanto no corpo como na mente. É a fundadora da Academia Diálogos: Arte em Movimento através do método Carla Sofia - auto-descoberta, dança com propósito, gestão emocional, energética, enriquecimento e crescimento pessoal através da Dança e do Teatro. Com as suas alunas, ganhou correspondentemente o 1.º, o 3º e novamente o 1.º prémio do II, III e IV Festival de Dança de S. Domingos de Rana (2018, 2019 e 2020) na categoria de danças populares / étnicas (adultos).
Certificada em Dança Oriental pelo Conselho Internacional de Dança da Unesco e membro do mesmo.

Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,816,408