"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Convento da Graça ganha Ciclo dedicado às artes e à cultura

A associação cultural POUSIO – Arte e Cultura apresenta o Ciclo da Graça, um conjunto de exposições e atividades com o objetivo de dinamizar, envolver e despertar para novas formas de pensar a cultura e a arte.

8 Jul a 31 Mai 2022

Convento da Graça
Largo da Graça, 2560-286
Preço
Entrada livre

Com inauguração agendada para julho no Convento da Graça, em Lisboa, a programação do Ciclo da Graça irá prolongar-se até maio de 2022.

Num período em que se assiste à reabertura gradual dos espaços culturais, o Ciclo da Graça terá atividades desde música, teatro ao ar livre, ateliers de artistas e think-tanks com pensadores e agentes culturais. Incluirá ainda a publicação de projetos de investigação centrados na história e arquitetura do Convento da Graça, bem como dos artistas e agentes culturais envolvidos.

“Queremos ser um espaço de valorização da arte e dos artistas, que traz à ribalta novas vozes e as une à experiência das mais maduras, dando-lhes um lugar para ser, crescer e expandir. Acreditamos na arte como promotora do desenvolvimento do pensamento humanístico e vemos o Ciclo da Graça como um forte impulsionador da renovação da programação cultural e social”, afirma Francisca Gigante, coordenadora do Ciclo da Graça.

Convento da Graça ganha nova programação cultural

Localizado no Largo da Graça, com uma vista privilegiada sobre a cidade de Lisboa e o rio Tejo, o lugar espiritual e histórico do Convento da Graça conta com um claustro irradiado pela luz natural de um centro ajardinado e galerias que ganham, assim, uma nova “vida”. Este espaço irá transformar-se num hub das artes e local de troca de conhecimento pelas mãos de artistas, autores, curadores e criativos.

A iniciativa inclui ainda a concentração de esforços para a conservação do património local: todos os fundos dos eventos e das obras vendidas no Ciclo da Graça reverterão para a reabilitação da Igreja do Convento da Graça.

“Este Ciclo surge perfeitamente alinhado com a missão da POUSIO. Vemos a arte contemporânea como uma ferramenta para combater a isolação cultural das comunidades, promovendo a partilha de vivências, hábitos e introduzindo novas perspetivas na sociedade. E porque acreditamos que é essencial fomentar a participação ativa local, comprometemo-nos a apoiar a comunidade da Graça com a entrega de donativos para a reabilitação da Igreja do Convento”, acrescenta Mafalda d’Oliveira Martins, diretora da POUSIO – Arte e Cultura.

Sobre a POUSIO - Arte e Cultura
A POUSIO – Arte e Cultura é uma associação que surgiu para dar resposta à necessidade da criação de novos contextos de produção artística. Liga produtores culturais nacionais - artistas, curadores, museólogos e investigadores - a comunidades social ou culturalmente isoladas de Portugal.

Mais informações em: https://pousioartecultura.pt/

Sobre o Ciclo da Graça
Uma iniciativa da POUSIO – Arte e Cultura, o Ciclo da Graça é um conjunto de atividades culturais focadas na dinamização e promoção do Convento da Graça, em Lisboa.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,908,473