"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Noites de Verão - mês de agosto no MNAC

Música ao vivo às sextas-feiras pelas 19h00, no Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

6 Ago a 27 Ago 2021

Museu Nacional de Arte Contemporânea
Rua Serpa Pinto, 4 | Rua Capelo, 13
Preço
Entrada livre
6 Agosto - VUM VUM
13 Agosto - POLIDO
20 Agosto - PERILA
27 Agosto - MARTE i NÚPITER
no Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Sextas-feiras, 19h

As Noites de Verão são um programa pela Filho Único co-produzido entre a Filho Único, a EGEAC, as Galerias Municipais de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea, e apoiado pela Direção-Geral das Artes.
Pelo 12º ano consecutivo, propomos música ao vivo às Sextas-feiras pelas 19h, em Julho no Jardim da Galeria Quadrum e em Agosto no Jardim das Esculturas do M.N.A.C., com a novidade de uma matinée no Sábado 31 de Julho no Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.
No plano da história das ideias de programação em Música, o espírito que nos move é um de procura e valorização das propostas que se nutrem de um fulcro e dínamo de investigação e de progressão estética, em torno ao qual músicos e espectáculos se organizam.

MEDIDAS PREVENTIVAS COVID 19:  
Os concertos realizam-se no espaço exterior respeitando as normas em vigor e as distâncias de segurança entre lugares. A lotação é limitada e recomenda-se o uso de máscara. As Galerias Municipais – Quadrum, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta e o MNAC disponibilizam gel desinfetante nos respectivos espaços e pedimos a todos que adoptem as medidas de etiqueta respiratória.

Bilhetes:
A entrada é gratuita para todos os concertos mediante levantamento de ingresso e respeitando a lotação definida.
Os bilhetes estarão disponíveis apenas no próprio dia, no local do espectáculo, a partir das 17h, salvo no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta a partir das 14h, por ordem de chegada.
 
Programação:

VUM VUM

Figura determinante da música Angolana do período colonial tardio em diante, a par de Bonga ou Teta Lando, com quem colaborou, entre outros. Gravou para a Valentim de Carvalho, escreveu originais para o Duo Ouro Negro ou António Calvário, e produziu discos marcantes de conterrâneos seus. Vum Vum Kamusasadi é também poeta e romancista, tendo “Simplesmente Joana” se tornado a sua primeira obra publicada em 2011.
O seu mais recente álbum “Gienda” data de 2018 e este ano foi um acontecimento a reedição pela Groovie Records do seu mítico EP de estreia “Muzangola" de 1969. Há altura e no presente encontramos um disco único e incandescente de ideias e paixão em as cometer, cantado em Kimbundo e Português pela sua voz indizimável. “É, pois, este disco, uma tentativa de dar novas dimensões à Música de Angola (…)” declarava o próprio na contracapa original. De regresso a Lisboa após décadas a viver em Berlim, este espectáculo a solo de canções e poesia será com certeza uma celebração da procura - humilde, inacabada, sempre a ser refeita - que tudo à sua volta nos diz ainda alimenta Vum Vum aos 78 anos de vida.

Data: 6 de Agosto
Horário: 19:00
Entrada: LIVRE, sujeita à lotação. O levantamento de bilhetes é no MNAC, no próprio dia, a partir das 17h.
 

POLIDO

Compositor e artista oriundo da Marinha Grande, que estudou Belas Artes no Porto e vive e trabalha em Lisboa, após frutuosos anos em Berlim. Estudante no Dutch Art Institute (2020-2022), lançou no ano passado pela editora Holuzam o portentoso díptico “A Casa e os Cães” e “Sabor a Terra”, após o anterior “Música Livre/Free Music”, uma edição de autor com apoio da Spirit Shop.
Colaborou como diretor de som e/ou compositor para os filmes de Louis Henderson, Madalena Fragoso e Margarida Meneses, Romana Schmalisch & Robert Schlicht, Filipa César e Marte Eknæs & Michael Amstad. O seu trabalho foca-se principalmente sobre o som como material e instrumento para abordar e articular questões de linguagem, arquivo e histórias da música, através de montagem e dissecação via técnicas digitais de processamento de som.
Como cifra para o que poderemos esperar da sua apresentação, partilhou-nos: “música a partir do sabor a terra e a o que virá a seguir a isso. Uma ramificação também ligada ao Água Ao Moinho. Ouvir o fumo. estradas fechadasmuros de fumosinos de vento à entrada.”
 
Data: 13 de Agosto
Horário: 19:00
Entrada: LIVRE, sujeita à lotação. O levantamento de bilhetes é no MNAC, no próprio dia, a partir das 17h.
 

PERILA

Nascida e crescida em São Petersburgo, Aleksandra Zakharenko mudou-se para Berlim há cerca de seis anos, encontrando o seu lugar no colectivo em redor da Berlin Community Radio. O trabalho regular com gravações de campo expressionistas e investigação sonora electrónica acabou por levar Zakharenko a desenvolver a sua própria série podcast, WET (Weird Erotic Tension), combinando a sua música evocativa e atmosférica com poesia erótica dita. Depois de vários lançamentos em cassete como Perila, acaba de lançar o soberbo álbum “How much time it is between you and me?” na editora Smalltown Supersound. Gravado numa vila montanhosa em França o ano passado, é uma obra que contem o balanço certo de estranheza e familiaridade para com o cânone ambient, inscrevendo-se de forma exemplar na tradição dos que nesse contexto alteram paradigmas.
Como a própria afiança, a sua prática “visa desafiar e ultrapassar fronteiras e partilhar esta expansão com o Outro”. Estreia ao vivo no nosso país.
 
Data: 20 de Agosto
Horário: 19:00
Entrada: LIVRE, sujeita à lotação. O levantamento de bilhetes é no MNAC, no próprio dia, a partir das 17h.

MARTE I NÚPITER

Colaboração entusiasmante e inédita ao vivo entre dois artistas multi-disciplinares do Porto iniciados na Voz: Marta Ângela (aka Vuduvum, também dos Von Calhau!, duo proeminente do panorama das artes visuais nacional) e Nuno Marques Pinto (conhecido na música underground Portuguesa como NU NO).
Sabemos que a paixa?o da Marta reside no absurdo, no estado selvagem e primitivo da linguagem, do pre?-verbal ao pali?ndromo e outros jogos de palavra rebuscados. Essa investigac?a?o incide sobre a relac?a?o dos contra?rios, que podem ser complementares ou repelentes na sua combinac?a?o. Nas artes visuais e invisuais, canto/voz, performance, circuit-bending ou como DJ experimenta o rui?do e o sile?ncio numa deriva conduzida pelo desconhecido.
Nuno Marques Pinto é performer, actor, encenador, músico, mistério que lançou o seu primeiro trabalho discográfico a solo “POP SONGS” em 2017 pela P a r v a. “Um disco herdeiro da velha tradição iconoclasta e subversiva que Rimbaud inaugura, santificado por Jarry, Dada e o Surrealismo, o teatro de Artaud, a Internacional Situacionista, P. Henry, Cage e a música concreta.” Palavra do seu editor.
Terminamos com um textoema que nos entregaram: “Incerto com certa vocábula primitiva - interferida ou roída pelo ruído - dá afonia ou dá vazio. Há às vezes harmonia.” O prazer é nosso.
 
Data: 27 de Agosto
Horário: 19:00
Entrada: LIVRE, sujeita à lotação. O levantamento de bilhetes é no MNAC, no próprio dia, a partir das 17h.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,987