"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Museu A Estação: conheça as histórias de antigos ferroviários!

Entre julho e novembro, visite o Museu A Estação, em Pinhal Novo, e conheça histórias de outros tempos, contadas na primeira pessoa.

24 Jul a 20 Nov 2021

Museu A Estação
Pinhal Novo

Nos dias 24 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 16 de outubro e 20 de novembro, decorrem as visitas orientadas por ferroviários “No meu tempo…”, organizadas pela Câmara Municipal de Palmela.

Estes antigos profissionais vão falar sobre o seu percurso na ferrovia, a sua vida familiar e recordar algumas memórias desses tempos. O número de inscrições será limitado às orientações da DGS - Direção-Geral da Saúde em vigor. Informações e inscrições: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

O Museu A Estação, localizado no edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo, apresenta uma exposição que sublinha as memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que se cruzam neste território. As peças expostas foram doadas ou depositadas por antigos ferroviários e/ou famílias no Museu Municipal de Palmela. Este novo espaço, inaugurado a 1 de junho, evoca a identidade da comunidade ferroviária local e inclui a gare e a fachada da antiga estação, com os painéis azulejares.

A partir do Museu, poderá aceder também a informação sobre a freguesia e as tradições caramelas, associadas à agricultura, evocando a colonização do território a partir do século XIX, na herdade de Rio Frio.

A recolha de documentos, peças, memórias, de ferroviários e de outras pessoas que vivem ou viveram no local continua. Se quiser fazer alguma doação, contacte o Museu (patrimonio.cultural@cm-palmela.pt, 212 336 640 ou 212 336 641).

O espaço está aberto ao público, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30, e das 14h00 às 18h00 (encerra aos feriados).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,933,923