"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Quatro Quatro" pretende mapear a comunidade artística residente nos Açores

O Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, apresenta a segunda fase da exposição “Quatro Quatro”. Trata-se de um projeto de continuidade que pretende mapear a comunidade artística residente nos Açores, com especial incidência em São Miguel.

11 Jul a 6 Fev 2022

Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n, Ribeira Grande


Abrimos os espaços das células como espaços de criação, experimentação, residência e exposição e foram selecionados os segundos 4 artistas tendo em conta práticas múltiplas e gerações diversas. A partir da primeira seleção de artistas foram os próprios a fazer as escolhas seguintes, cada um deles, convidou o artista seguinte e assim acontecerá sucessivamente, em grupos de quatro, até atingirmos os 20 artistas.

A construção desta exposição ganha assim contornos não apenas artísticos, mas também relacionais, num mapeamento que se quer também ele de afetos. O projeto tem coordenação de Diogo Aguiar, da equipa do Arquipélago.

Assim, mensalmente, teremos quatro novas intervenções no espaço das Células Artísticas e, nesse sentido, uma exposição que se vai construindo ao longo do ano.

Nota biográfica dos artistas

Sara Massa (2002)
Sara Massa nasceu em São Miguel em 2002. Estudou Artes Visuais e está neste momento a fazer um gap year, que a permite explorar mais as diferentes vertentes artísticas pelas quais se interessa, entre elas o desenho, a fotografia e multimédia, e descobrir, desta forma, que percurso seguir a nível académico. Neste momento faz parte do coletivo Atelineiros e gere um mini negócio de brincos feitos à mão.

Nina Medeiros (1963)
Nina Medeiros nasceu em Ponta Delgada em 1963. Em 1988 concluiu a licenciatura em Artes Plásticas/Pintura no Montserrat College of Art, Massachusetts, e em Art Education na Universidade de Massachusetts – Dartmouth regressando a São Miguel em 1991. Expõe regularmente desde 1992.
Com formação académica em Pintura, é nessa expressão artística que inicia a carreira. Evidente característica do processo evolutivo da artista é, desde cedo, uma quase rutura sequencial entre projetos desenvolvidos. Nestas destacam-se a gravura ou, mais recentemente, a fotografia e a videoarte, que assumiram protagonismo na sua produção artística. A obra de Nina Medeiros caracteriza-se, pois, pelo ecletismo, multidisciplinaridade e risco consciente demonstrados na abrangência de técnicas, materiais e abordagens.

Mariana Sales Teixeira (1990)
Mariana Sales Teixeira nasceu em Maputo, Moçambique, em 1990. Em 1995 chega à ilha de São Miguel.  É licenciada em Artes Plásticas – Escultura, e Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão pela FBAUP. O seu percurso artístico, de cariz autobiográfico e relacional, explora a disciplina multi e transversal do desenho enquanto ferramenta de busca e autoconhecimento. Quer da gravura, da cerâmica ou da fotografia à jardinagem; através do livro de artista à instalação e à cenografia. Atualmente, vive e trabalha entre a ilha e o Continente. Cofundadora da OCO – Oficina de Criação e Ócio, no Porto.

Miguel Cipriano (1986)
Miguel Cipriano nasceu em Ponta Delgada em 1986, “como se estivesse ansioso para sair”. “Saiu de jato e desde então é assim que se movimenta, tanto com o corpo como com a mente talvez por isso de vez em quando meta as mãos pelos pés e vice-versa. A sua ação parte da pintura como ferramenta de representação do social do acidental e do “eu” através do autorretrato. Diz que se tornou artista “porque via o pai a pintar. Já o pai nem por isso.”

 

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,970,653