"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Quéréla apresenta a exposição LYSIS de Diana Policarpo & Odete

Um projeto inédito de ficção-científica feminista, protagonizado pela bactéria homónima, que surge da dinâmica colaborativa e afinidade de metodologias, práticas e temáticas entre as artistas.

18 Set a 24 Nov 2021

Quéréla
Calçada da Estrela 128, Anexo A – sala contígua ao O Armário
Preço
Entrada livre

Curadoria: Ana Cristina Cachola
Horário: Quartas-feiras 15h-19h ou por marcação

Esta exposição-instalação constitui o terceiro momento de Quéréla, um espaço de apresentação e investigação artística que assume o Feminismo Interseccional enquanto prática, metodologia e temática. O projeto foi fundado e tem a curadoria de Ana Cristina Cachola.

LYSIS dá a conhecer a história de uma bactéria ficcional que se liberta do regime de laboratório e que altera os corpos dos seres humanos com que entra em contacto. Os vários momentos da exposição narram as mutações desses mesmos corpos acabando por revelar um passado que o mundo contemporâneo não achou possível –a ideia de que os nossos antepassados neandertais teriam possibilidades partenogenéticas, reproduzindo-se a partir de óvulos não fecundados. A narrativa acompanha duas personagens hospedeiras da bactéria, que são usadas enquanto cobaias nas experiências e pesquisas laboratoriais.

Articulando diversas linguagens e dispositivos – vídeo, desenho, textos, som e luz –, LYSIS imagina outras possibilidades de mundo e usa tecnologias da ciência para revelar a ficcionalidade e transitoriedade das estruturas vigentes, quer sejam económicas, de género ou laborais. Através da problematização da ética científica, Policarpo e Odete partem da ficção para questionar os paradigmas que condicionaram e condicionam os corpos de seres vivos, humanos e não humanos, na atualidade.

As premissas narrativas da ficção-científica feminista são utilizadas, nesta exposição, para evidenciar obliterações e erros na História da Ciência que continuam a condicionar a tessitura social, económica, cultural, afetiva e emocional no mundo e nos corpos contemporâneos. Discutem-se, assim, questões de ética científica, extrativismo e relações de poder entre os diferentes modos de autoridade através do tempo.?

Explorando as interseções dos estudos de género, digital media, ficção especulativa e teoria queer, LYSIS aproxima-se da historiografia e da forma da ficção científica (feminista) e questiona paradigmas científicos para criar um lugar político que repense os modos de ser contemporâneos.

A exposição estará patente até dia 24 de novembro de 2021, abrindo ao público todas as quartas-feiras entre as 15h e as 19h ou por marcação. Na sala contígua e durante o mesmo período, o projeto O Armário de Benedita Pestana apresenta Criatura de António Júlio Duarte e Sandro Aguilar.

Diana Policarpo vive e trabalha entre Lisboa e Londres. É artista visual e compositora. Desenvolve a sua actividade artística entre as artes visuais e a música eletroacústica, incluindo som, desenho, vídeo e escultura. O seu trabalho investiga cultura popular, saúde, política de género e relações interespécie, justapondo a estruturação rítmica do som como um material tátil dentro da construção social da ideologia esotérica. Já realizou exposições e apresentou as suas performances em instituições como: Kunsthall Trondheim (NO); Galeria Municipal do Porto (PT); MAAT (PT); CAV: Centro de Artes Visuais (PT); Kunsthall Oslo (NO); Kunstverein Leipzig (DE); Whitechapel Gallery (UK); e LUX Moving Image (UK). Foi vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2019.

Odete opera nos domínios da música, artes visuais, performance e teatro. Frequentou a Academia Contemporânea do Espectáculo no Porto, na vertente de interpretação, e licenciou-se em artes visuais e performativas na Universidade de Lisboa. Realiza performances e exposições desde 2015 em espaços como a MalaVoadora, Porto; Teatro Municipal do Porto – Rivoli; Teatro do Campo Alegre, Porto; SKOGEN, Gotemburgo; e Electra Palace, Atenas. Em 2021, venceu a primeira edição do prémio RExFORM – Projeto Internacional de Performance, uma parceria BoCA Bienal e MAAT, com o projeto On Revelations and Muddy Becomings. O seu trabalho musical já foi ouvido um pouco por toda a Europa, em clubes como o Berghain em Berlim e o Subaccultcha em Amsterdão, e em apresentações no Boiler Room. É agenciada pela Filho Único e editou EPs como Water Bender (New Scenery, 2020), Amarração (Rotten:Fresh, 2019) e Matrafona (Naivety, 2018). Fez música e trilhas sonoras para projetos de Raquel André, Luara Learth Moreira, Dinis Machado, André Godinho, Jota Mombaça e knowbotiq. Como performer, colaborou em Cyborg Sunday de Dinis Machado, O Despertar da Primavera do Teatro Praga e Boeing 7232 de Gonçalo Lamas. Odete integra o projeto europeu SHAPE platform 2021-2022.

Ana Cristina Cachola é doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, entre 2017 e 2020 desenvolveu a investigação de pós-doutoramento “A Guerra como Modo de Ver: visualidade bélica na arte contemporânea”, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e integra atualmente a equipa líder do projeto europeu 4Cs: from Conflict to Conviviality through Creativity and Culture. As suas principais áreas de investigação são os Estudos Artísticos (contemporâneos), os Estudos Curatoriais, as Teorias da Representação e os Estudos de Género. É autora de várias publicações sobre arte e artistas contemporâneos e práticas feministas interseccionais. Como curadora independente, tem vindo a desenvolver programas expositivos nacionais e internacionais. É fundadora do projeto Quéréla.

Sobre o projeto Quéréla:
Quéréla é um espaço de apresentação e investigação artística que assume o Feminismo Interseccional enquanto prática, metodologia e temática. O nome Quéréla articula as pesquisas de Donna J. Haraway e Sara Ahmed sobre o conceito de “Trouble” (querela) e a oralidade da palavra duplamente acentuada: Quérela é também o que ela quer. Fundado e dirigido por Ana Cristina Cachola, em 2020, Quéréla apresentou até à data dois projetos: O que perdi em estômago, ganhei em coração de Gisela Casimiro e yes, unless de Joana Fervença. Quéréla acontece numa sala contígua ao O Armário, desenvolvendo-se sempre em estreita colaboração com este projeto de Benedita Pestana.

Instagram
Facebook
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,937,262