"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

II Lição sobre Dante "Dante. Questões de língua" com Alberto Manguel e Pablo Maurette

No âmbito da iniciativa "Dias de Dante" e por ocasião da XXI Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, promovida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, cujo tema este ano é "Dante, o Italiano".

18 Out   |  18h00

Biblioteca do Palácio das Galveias
Campo Pequeno
Lisboa
Preço
Entrada livre

A segunda Lição sobre Dante reunirá Alberto Manguel e Pablo Maurette numa conversa centrada na relação entre língua e poesia. Em que medida as línguas nacionais são geradas, guardadas e transmitidas pelos seus poetas?

E se a Divina Comedia é universalmente reconhecida como “mamma e nutrice” (“mãe e ama”) da língua italiana, qual é hoje o papel deste poema, setecentos anos depois de ter sido escrito? Será ele apenas o epitáfio de uma mãe entretanto morta há muito tempo, ou pode ser considerado um laboratório vivo da língua “bel paese là dove ‘l sì suona” (“bela terra aonde o si ressoa”)?

A conversa será em língua italiana.

Iniciativa organizada, em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; o CITER e o CECC da Universidade Católica Portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, a rede de Bibliotecas de Lisboa.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
62,831,915
>