"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Ouvido Interno - Dez anos de Edições Quarto de Jade

Esta exposição que se apresenta no Museu Bordalo Pinheiro, insere-se no âmbito comemorativo dos 10 anos de existência do selo editorial Quarto de Jade, complementando a exibição que decorreu entre maio e junho na Livraria–Galeria Tinta nos Nervos.

13 Out a 30 Jan 2022

Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382 | 1700-097 Lisboa

Se na primeira mostra desta colaboração entre a Livraria e o Museu a incidência foi no trabalho gráfico individual dos autores Maria João Worm e Diniz Conefrey, agora a exposição – orgão do qual resulta o logótipo da Quarto de Jade – circunscreve-se exclusivamente a originais ou livros que foram publicados na chancela editorial que ambos partilham.

Foi após dois anos, em 2011, que o título Quarto de Jade passou de denominação do site, onde divulgamos e comercializamos o nosso trabalho, para transitar como nome do selo das nossas edições que então se estreava com a publicação do livro «Os Animais Domésticos».

Na sua linha editorial o Quarto de Jade respira uma vontade poética ao publicar narrativas, dando forma a imagens sequenciais, enquanto linguagem de fusão, além da simbiose entre texto e imagem. Nesse sentido tem realizado as suas edições em duas vertentes: o livro como objecto e a narrativa gráfica como ensaio.

Dos títulos que publicámos até agora poderíamos destacar «O Amor Perfeito» de Maria João Worm, «Os Labirintos da Água» de Diniz Conefrey a partir de textos de Herberto Helder, «Histórias Naturais» de Jules Renard, com ilustrações de Maria João Worm, «Planície Pintada», enquanto colaboração de ambos, adaptando narrativas ameríndias para banda desenhada, «Floema Dorsal» de Diniz Conefrey ou o mais recente «Tu És os Meus Olhos» de Maria João Worm.

Maria João Worm e Diniz Conefrey

Saiba mais

Horário do museu 

Terça a Domingo das 10h às 18h

Entrada regular
3€ e condições especiais para diferentes públicos

Condições de acesso
- Lotação controlada, tanto no exterior como no interior;
- Incentivo do pagamento em cartão;
- Disponibilização de álcool gel em diversos pontos do Museu Bordalo Pinheiro;
- Sinalética relembrando as medidas necessárias para uma visita em segurança;
- Uso obrigatório de máscara e distanciamento social de 2m.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,166,995