"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Pinturas em Colaboração

Pela primeira vez em Portugal, a exposição “Pinturas em colaboração”, que junta Jorge Galindo e Pedro Almodóvar, pode ser vista no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

9 Out a 31 Dez 2021

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
Alameda Teixeira de Pascoaes 4600-011 Amarante

Recorde-se que a colaboração criativa entre Jorge Galindo e Pedro Almodóvar começou a partir da encomenda de um desenho que o cineasta fez ao pintor para o seu filme “Dor e Glória” (2019). Para fazer o desenho em questão, Jorge Galindo inspirou-se nos vasos de flores que tinha nas proximidades e primeiros estudos foram feitos em aquarela. A partir das fotografias de Pedro Almodóvar trabalharam em telas de grande formato, um trabalho muito gestual, onde se serviram de cores fortes, tons que o realizador não usa nos seus filmes.

O resultado está à vista. O sentido de uma espacialidade aberta, quase gestual (à maneira dos drippings de Pollock), que tantas vezes conduzira a febre de criação de Galindo a experimentar os limites da composição, encontrou, sobre a resistência silenciosa das discretas imagens de Almodóvar, um palco (ou melhor: um ecrã) libertador, onde se arriscou um diálogo (una faena?) que, sem conduzir à perda das respetivas identidades, a ambos libertou das formas anteriores e já conhecidas.

Durante esta colaboração, o realizador espanhol também pintou e chegou a confessar “ter sido esta uma das experiências de criação mais fortes da sua vida”. “Há muito tempo que não experimentava algo totalmente novo e tão poderoso como a pintura, mas aqui estamos para partilhar convosco. Mas que fique claro que eu não sou pintor”, disse Pedro Almodóvar, aquando da inauguração da exposição em Madrid, em 2020.

“Pinturas em colaboração” está patente em Amarante até 31 de dezembro, para visitar de terça a domingo, entre as 09h30 e as 12h30, as 14h00 e as 17h30. A entrada no MMASC tem o valor simbólico de 1€, e para estudantes, portadores de Cartão Jovem e maiores de 65 anos de 0,50€. Até aos 15 anos, a entrada é grátis.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,698