"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Mário Bonito: experimentação do moderno

No âmbito da comemoração dos 100 anos do nascimento do arquiteto/artista portuense, a exposição dá a ver, pela primeira vez, o seu percurso artístico e oferece uma leitura atualizada da sua obra e do seu significado para a leitura da sociedade contemporânea.

6 Nov a 31 Dez 2021

Casa das Artes - Porto
R. Ruben A 210, 4150-639 Porto
Preço
Entrada livre

Inaugura a 6 de novembro, pelas 16 horas, na Casa das Artes – Porto, a exposição “Mário Bonito: a experimentação do moderno”.

Mário Bonito (Porto, 1921 – Lisboa, 1976) foi um homem multifacetado, que viveu intensa e apaixonadamente entre o trabalho artístico e a reflexão política e sociocultural, perseguindo o projeto de uma sociedade portuguesa moderna e progressista. A sua prática contempla uma participação ativa no processo de transformação do ensino na ESBAP nos anos 50; uma forte ligação ao cinema, tanto na crítica/debate como na divulgação, com uma participação decisiva no Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto (1950 a 1962); uma atuação e prática empenhada no teatro, através do Círculo de Cultura Teatral – Teatro Experimental do Porto, (1960 a 1962). No que se refere à sua obra arquitetónica construída, assente num processo de desenho informado e numa consciência critica ímpar, destaca-se a experimentação formal e tipológica das propostas, pelo diálogo com a cidade em criterioso discurso com as premissas defendidas pelos protagonistas do Movimento Moderno europeu. São exemplo: o bairro de moradias da Cooperativa "O Lar Familiar" e o edifício de habitação plurifamiliar, comércio e serviços da empresa industrial do Ouro, ambos na cidade do Porto.

Associando-se à celebração dos 100 anos de Mário Bonito, a Casa das Artes – Porto acolhe a exposição “Mário Bonito: experimentação do moderno”, que dá a ver, pela primeira vez, o percurso artístico do arquiteto/artista multifacetado e oferece uma leitura atualizada da sua obra e do seu significado para a disciplina da arquitetura e, sobretudo, para a leitura da sociedade contemporânea.

A exposição exibe de forma concentrada a obra do arquiteto/artista, ao cobrir, tanto cronológica como tematicamente, todos os aspetos da sua criação polifacetada, escrita e desenhada, tanto na arquitetura como no cinema e no teatro: a arquitetura, a cenografia, a obra gráfica, o desenho de mobiliário, o desenho de programas e revistas, a ilustração de livros infantis, a escrita informativa e a escrita de reflexão e crítica.

Apresenta uma seleção das obras fundamentais e representativas da sua prática(s) que dão a ver o fio condutor do seu percurso profissional e cívico. Este é documentado por um conjunto de material arquivístico, proveniente de espólios de instituições públicas e de coleções privadas: Arquivo Histórico Municipal do Porto – Câmara Municipal do Porto, Arquivo Alfredo Pimenta – Câmara Municipal de Guimarães, Centro de Documentação de Urbanismo e Arquitetura – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Teatro Experimental do Porto, Cineclube do Porto, Família e Amigos de Mário Bonito.

Complementam estes documentos, interpretações contemporâneas propositadamente concebidas pelo estúdio “okdraw” e pelo projeto “atlante”.

“Mário Bonito: experimentação do moderno” inaugura a 6 de novembro, pelas 16 horas, e prolonga-se até ao final do ano 2021. A inauguração contará com Testemunhos do Moderno Portuense, por Domingos Tavares, Pedro Ramalho e Sérgio Fernandez, que evocam Januário Godinho, Arménio Losa e Alfredo Viana de Lima, respetivamente.

+info: www.mariobonito100anos.com

Organização: Matter. the white conferences em parceria com Casa das Artes – Porto e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto
Apoio: Centro de Documentação de Urbanismo e Arquitetura – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Arquivo Histórico Municipal do Porto – Câmara Municipal do Porto; Arquivo Alfredo Pimenta – Câmara Municipal de Guimarães; Teatro Experimental do Porto; Cineclube do Porto; Família Bonito; Docomomo Internacional
Patrocinador principal: Jofebar – Panoramah!
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,908,793