"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Uma conversa à volta da arte

Esta conversa parte da exposição Pequenos Fogos, que junta o trabalho do artista brasileiro José Leonilson (1957-1993) e do português Tomás Cunha Ferreira (1973).

25 Jan 2022  |  19h00

Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa
Preço
Entrada livre

Luiza Teixeira de Freitas - curadora
Paulo Pires do Vale - curador
Tomás Cunha Ferreira - artista plástico

A última fase da criação artística de Leonilson é fortemente marcada pelo estado doente em que se encontrava, enquanto portador de SIDA.

Todos os tempos têm as suas patologias que muitas vezes funcionam como diagnósticos da realidade. Como é que podemos encontrar inspiração criativa no meio da dor e do sofrimento? Como é que um corpo doente pode ser simultaneamente um corpo criativo? Luiza Teixeira de Freitas, Paulo Pires do Vale e Tomás Cunha Ferreira desafiam-nos a olhar o corpo através de caminhos que raramente se cruzam: o da doença e o da arte.

Cuidar do corpo: três conversas à volta de arte, literatura e alimentação

O corpo constitui um observatório privilegiado para a sensibilidade, o espanto e a beleza. Ao longo dos primeiros três meses de 2022, no contexto do Ano Inaciano, queremos olhar o corpo humano (físico e psíquico) de modo novo e ver como podemos cuidá-lo melhor.

Acreditamos que a literatura, a beleza, a alimentação e o tempo são possíveis curas para as feridas que a voracidade do tempo, a doença, a solidão, ou a tristeza, vão abrindo. Queremos olhar de novo o nosso corpo e o corpo que integramos. A proposta da Brotéria desdobra-se em três conversas que contam com sete convidados de áreas diferentes que se juntam a nós neste caminho desafiante de aprender a ver de novo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,222