"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

P. Gonçalo da Silveira: um missionário da globalização

Um seminário que mostra também os limites e a necessidade de adaptações dessas missões em geografias e culturas muito distintas.

17 Mai 2022  |  18h30

Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa
Preço
Entrada livre

Dom Gonçalo da Silveira fez parte de uma nova diáspora missionária, iniciada por São Francisco Xavier. Tendo sido um dos principais intérpretes da missionação da Companhia de Jesus, deixou sementes da nova evangelização em dois continentes distintos, no subcontinente indiano, e na África Oriental. Além disso, o seu martírio contribuiu para o despertar de outras vocações e para o lançamento de novas missões.

Manuel Tavares
Licenciado em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1983, é atualmente consultor jurídico no Ministério da Saúde. É mestre em História do Império Português, com uma investigação sobre “ Gonçalo da Silveira, um missionário da primeira globalização”, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2021), com a orientação científica do professor João Paulo Oliveira Costa, que incide sobre este jesuíta e a sua ação no quadro da “explosão missionária” do século XVI.

Duração: 1h30
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,164,546