"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Ciclo de documentários «Marchas Populares de Lisboa»

Numa parceria entre o Museu de Lisboa - Santo António e o Cinema São Jorge, em Maio o ciclo de documentários «Marchas Populares de Lisboa» acompanha o processo de preparação que envolve centenas de pessoas e a dedicação dos bairros nesta festa profundamente lisboeta.

16 Mai a 18 Mai 2022

Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, Lisboa, Portugal

Este ciclo de documentários gratuito celebra um evento icónico da cidade, cristalizando todas as suas tradições, o seu ambiente e os preparativos para o mesmo.

Gosto de ti como és
(56 min.), de Sílvia Firmino, 2005
16 MAI, SEG, 19H
Uma família de Lisboa. Um bairro antigo e uma Marcha Popular: a Marcha da Bica. Este documentário constrói-se na aproximação a este sítio e a estas pessoas. Do sentido local do acontecimento popular à dimensão universal do desejo de sucesso, das vivências em comunidade e da procura da glória por mais efémera ou transitória que seja. Ensaios, conversas em família, encontros à esquina até à chegada do momento preparado ao longo de três meses: a apresentação pública da Marcha e a sujeição à avaliação de um júri. A expectativa e a crença na vitória crescem até de manhã quando a notícia chega ao bairro.

Viagem aos Bastidores das Marchas Populares de Lisboa • Ep. 1
(58 min), de Carlos Fraga, 2012
17 MAI, TER, 19H
Primeiro de dois episódios da Viagem aos Bastidores das Marchas Populares de Lisboa, resultado do acompanhamento durante mais de três meses dos bastidores das Marchas Populares de Lisboa, Eu amo o meu bairro é um olhar intimista por quatro bairros – Madragoa, Alfama, Castelo e Marvila – que partilha as emoções de quem neles constrói as Marchas Populares, desde o primeiro ensaio até ao dia em que saem para a rua.

Viagem aos Bastidores das Marchas Populares de Lisboa  Ep. 2
(58 min.), de Carlos Fraga, 2012
18 MAI,QUA, 19H
Segundo episódio de Viagem aos Bastidores das Marchas Populares de Lisboa, resultado do acompanhamento durante mais de três meses dos bastidores das Marchas Populares de Lisboa, é a explosão de cor, luz, música e emoções nas duas saídas à rua, na Meo Arena e na Avenida da Liberdade. Os testemunhos dos protagonistas, responsáveis, artesãos, ensaiadores, marchantes, costureiras, etc., contagiam-nos com o pulsar dos seus corações.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,958