"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Alinhavos para bordar - Sashiko arroz

Desafiamos a recriar um elegante padrão komezashi (ponto de arroz) com linha dupla, para decorar um individual de mesa.

28 Mai 2022  |  15h30

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


A arte ancestral japonesa do sashiko leva-nos, uma vez mais, à descoberta das potencialidades deste ponto simples e geométrico.

Estes alinhavos, com função decorativa, estão ligados à indústria têxtil Japonesa e à elegância e requinte dos antigos tecelões. E embora sejam criados novos padrões frequentemente, a inspiração mantêm-se inalterada: a natureza e a religião. Neste workshop o desafio será recriar um padrão komezashi (ponto de arroz) num individual de mesa. Para isso, será necessário manter a mão firme, contar pontos e ter atenção à linha dupla que vamos aplicar.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

SUSANA DOMINGUES
Mestre em Museologia: Conteúdos Expositivos (2009) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa. Licenciada em Comunicação Social e Cultural, vertente cultural (2005) pela Universidade Católica Portuguesa. Entre 2005 e 2017 desenvolveu a sua atividade profissional em instituições culturais ligadas ao Extremo Oriente. Desde 2011 dinamiza o projeto Hands On HeArts dedicado à promoção de artes tradicionais Japonesas – Furoshiki, Sashiko, Kumuhimo, Hana Kanzasahi, Orikata e Mizuhiki. Através de workshops temáticos e da participação em eventos como a Festa do Japão tem divulgado a cultura Japonesa associada às artes manuais com origem no período Edo (1603–1868). Têm ainda estabelecido diversas parcerias como a Câmara do Comércio e Indústria Luso Japonesa e o INATEL e participado em diversas emissões televisas como “Portugal no Coração”, RTP1; “Portugal em Direto”, RTP1 ou “Companhia dos Presentes”, SIC.

PARTICIPANTES Mín. 8 máx. 15
NOTA Requer frequência do Workshop sashiko diamante
PREÇO €25
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,093,762