"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição "SOU EU MESMO, QUE REMÉDIO!" dos Artistas José da Costa e Mário Silva (filho)

«SOU EU MESMO» de Álvaro de Campos, é o poema, entregue aos artistas Mário Silva (filho)e José da Costa, para que, com base nele, preparassem uma exposição de oito obras, quatro de cada um, num tamanho uniforme de 70x50cm.

21 Mai 2022  |  15h30

Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro
Pc Dr. António Breda, n.º 4 . 3750-106 Águeda
Preço
Entrada livre

A inauguração da exposição temporária de pintura "SOU EU MESMO, QUE REMÉDIO!", dos Artistas Mário Silva (filho) e José da Costa, no dia 21 de maio de 2022, às 15:30.

Ao Mário Silva (filho)foi proposto que interpretasse o poema e que a sua abordagem fosse exclusivamente abstrata. Ao José da Costa foi proposto que interpretasse o poema e que a sua abordagem fosse exclusivamente figurativa.

Os artistas trabalharam em conjunto, na leitura e interpretação do poema.

Dele, sintetizaram quatro cenários. A cada cenário, correspondeu uma de quatro partes distintas do poema.

Atribuíram um conceito diferenciador a cada um, a saber;
- Passividade;
- Insegurança;
- Aborrecimento;
- Ansiedade

Aqui chegados, passaram a assumir duas perspectivas, separadas e individualizadas do trabalho a desenvolver;

Mário Silva (filho), com base na obra «A Psicologia das Cores» de Eva Heller, trabalhou manchas cromáticas, numa conformidade objetiva com o conceito diferenciador, assumindo a interpretação psicológica das cores como elemento único para a sua expressão plástica abstrata.

José da Costa, com base na sua intrínseca e subjetiva, interpretação pessoal dos extratos selecionados do poema, expôs nas quatro telas, os quatro cenários figurativos.

Abordagem pictórica intima, mesclada de sentimento e sentido, levando ao limite da figuração e assunção cromática, a individualização afetiva.

Concluídos em separado, reunimos e assumimos os trabalhos, como uma obra coletiva.
A avaliação da complexa cumplicidade obtida, fica como ponto de síntese, para a avaliação pessoal de quem, a partir daqui, for desfiado a ver e sentir, com olhos e coração, suficientemente despertos para um desafio único, de ser…

«Sou eu mesmo»

Álvaro de Campos, in “Poemas”
Heterónimo de Fernando Pessoa

+informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,933,396