"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Tradição

Museu do Pão celebra o Dia Internacional dos Museus 2022

Museu do Pão celebra o Dia Internacional dos Museus 2022 com uma programação alinhada com o ICOM - Conselho Internacional de Museus

14 Mai a 18 Mai 2022

Museu do Pão, Seia
Quinta da Fonte do Marrão, Seia
Preço
Entrada livre

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi estabelecido em 1977 pelo ICOM para aumentar a consciencialização pública sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade, lançando a cada ano um novo tema celebrado por museus de todo o mundo.

Este ano, o Museu do Pão, em Seia, associa-se a este evento internacional com uma programação alinhada com o tema definido e reforçando os laços do museu com a sociedade através de atividades culturais para todos os públicos.

O Poder dos Museus

Em 2022, sob o mote “O Poder dos Museus”, destaca-se o poder dos museus para transformar o mundo, como lugares incomparáveis de descoberta que ensinam sobre o passado e abrem horizontes para novas ideias – dois passos essenciais na construção do futuro melhor.

Os museus desempenham um relevante papel de intervenção na sociedade através da sua relação com a comunidade, com a cultura e com a educação.


Atividades para todos no Museu do Pão

O Museu do Pão associa-se a este evento com um programa diversificado e acessível a todos.

Na noite de 14 de maio, as famílias serão convidadas a amassar o seu próprio pão, que será cozido no forno a lenha do museu, enquanto aprendem mais sobre o Pão e sobre a sua História. Cada família terá a oportunidade de cunhar o seu pão, da mesma forma que era feito no passado nos fornos comunitários, para distinguir o pão de cada família. Os cunhos, também conhecidos por pintadeiras, chaveiros ou carimbos serviam para marcar a massa antes de a levar ao forno e como símbolo de expressão popular, assumiam o papel de afirmação de famílias mais abastadas. O povo fazia as marcas na base com cunhos simples e os nobres na parte de cima do pão, com cunhos elaborados.

A 18 de maio, as escolas portuguesas do 1º e 2º ciclo serão convidadas a participar num Peddypaper em torno do tema do ciclo do Pão. Crianças dos 6 aos 12 anos de todo o país terão a possibilidade de passar um dia divertido, enquanto aprendem sobre o mais universal de todos os alimentos. Os dois eventos são gratuitos, mas de inscrição prévia obrigatória. Conheça as condições de participação em https://www.museudopao.pt/
 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,099,707