"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Está fechado o programa para a nona edição do Porto/Post/Doc

A percorrer oito salas da cidade do Porto o evento propõe um olhar sobre algum do mais relevante cinema contemporâneo, assim como a revisita à obra de dois autores fundamentais do cinema húngaro: Márta Mészáros e Miklós Jancsó. 

Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, de Daniel Geller, Dayna Goldfine

16 Nov a 26 Nov 2022

Porto


A dar nota de arranque, pelas 21h30 desta quarta no Coliseu Porto Ageas, a estreia nacional de  Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, filme de Daniel Geller e Dayna Goldfine sobre a história da intemporal canção de Leonard Cohen. 

Tema central do evento, a Neurodiversidade vai apresentar um ciclo de seis filmes, assim como quatro conversas que abordarão as questões específicas das representações da saúde mental no cinema e o trabalho criativo com, e por, pessoas neurodiversas. Nomes como Martim Sousa TavaresJorge JácomeAdrian Gramary, Hugo Van der Ding ou Jorge Pelicano integram este programa. 

Focado também no cinema de jovens realizadores, o Porto/Post/Doc propõe um destaque à obra da cineasta norte-americana Sierra Pettengill, que toca temas como o funcionamento da violência de estado nos EUA e a política “feita para a televisão” de Ronald Reagan. Ainda na mostra de novo talento, os doze filmes que integram a Competição Cinema Novo, composta por obras produzidas em seio escolar. Com foco no cinema lusófono, a Competição Cinema Falado que mostrará, entre outros, filmes de  Mariana Caló Francisco Queimadela, Ery ClaverRicardo LeiteSusana De Sousa Dias Ansgar Schaefer, Inês T. Alves Filipa César Sónia Vaz Borges

Nota especial ainda para as oito longas metragens que integram a competição internacional do certame, num olhar panorâmico sobre questões políticas e sociais que marcam a atualidade, assim como para a secção Transmission, focada nos documentários de música, onde se revisitam os universos dos Clã, de Rui Reininho, o Thriller de Michael Jackson e a história da criação da DFA Records e de bandas como os LCD SoundsystemThe Strokes ou Yeah Yeah Yeahs

A edição 2022 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil (School Trip), com propostas direcionadas a escolas e famílias, assim como as tradicionais sessões de cinema imersivono Planetário e um olhar sobre o novo cinema espanhol, na secção Cinefiesta. 

Toda a programação pode ser consultada em www.portopostdoc.com.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,002