"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Mostra de Artes Performativas em Setúbal

Nesta quarta edição da Mostra de Artes Performativas em Setúbal, continuamos a apostar numa programação emergente, na ocupação do espaço público, em temas que reflitam as preocupações atuais e na importância de promover o encontro entre os criadores e os diferentes públicos.

7 Jul a 16 Jul 2022

A Gráfica - Centro de Criação Artística
Ladeira Pte. de São Sebastião, 2900-543 Setúbal
Preço
Entrada livre

QUI 7 A SÁB 16 JUL I Paula Moita I A Morte deu à Luz uma Ideia I A Gráfica (inauguração a 7 de julho às 19h)
Imaginando que nos davam uma sentença de morte onde não teríamos mais que uma semana de vida. O que faríamos de diferente? “A Morte deu à luz uma ideia" é um jardim etéreo, um lugar em que a linha entre o céu e a terra não é percetível, onde são sepultados os arrependimentos mais comuns dos seres humanos.

QUI 7 DE JUL I 21h30 & 22h30 I Tânia Dinis I Impressões I A Gráfica
Impressões, criado especificamente para o contexto de Setúbal e d’A Gráfica, é uma criação com o seu caracter ficcional, que parte das memórias e da partilha de imagens e outros documentos, de um grupo de participantes ligados à cidade, à sua história, à indústria gráfica, um ritual, uma rotina, também ela familiar, como é o álbum fotográfico: testemunha e depositária de histórias.

SEX 8 DE JUL I 21h30 I André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes I Info Maníaco I 21h30 I A Gráfica
INFO MANÍACO é uma rememoração em tempos de Praga, uma deambulação que vai dos histriones que atuavam na Roma Antiga ao som da flauta até ao conhecimento quântico do nosso presente. Um one-man-show com um humano a repensar a sua entidade figurativa num dia que contém todos os dias e todos os tempos.

SÁB 9 DE JUL I das 11h00 às 12h30 I André Moniz | Cátia Terrinca | Canto Ondo | Catarina Caetano | Daniel Gonçalves | Figa - Companhia XPTO I Guilherme Ferreira |Inês Oliveira | Iris Wickings I João Bordeira | Lígia Soares | Patrícia Lima| Ricardo Galvão | Tatiana Gomes I Performances no Bairro I Baixa da Cidade (Rua Antão Girão; Rua Dr. Paula Borba; Rua da Velha Alfândega; Rua Arronches Junqueira)
Desafiámos vários artistas de diferentes áreas artísticas a criar um projeto pensado para o espaço “público”, montras do comércio local e janelas de casas particulares. O tema comum é a proximidade, que se pode manifestar de diferentes formas.

SÁB 9 DE JUL I 21h30 I Rui Paixão I Albano I A Gráfica
A partir de lugares mitológicos e filosóficos, e da exploração da personagem de Albano Beirão, Rui Paixão questiona o seu lugar enquanto palhaço, mas também o do público enquanto público e, eventualmente, enquanto palhaço também.

SÁB 9 & DOM 10 DE JUL I vários horários I Imagerie - Casa de Imagens I Latas na Cidade I Vários locais
Esta é uma atividade que se desenvolve a partir da relação da comunidade com o território, através da distribuição, pelo espaço público, de latas transformadas em câmaras pinhole, com o rótulo: Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!

MINI-MAPS
DOM 10 DE JUL

das 15h00 às 18h00 I Tombs Creatius I A Estranha Viagem do Sr. Tonet I Jardim do Bonfim
Explora o fascinante mundo de som, luz e movimento do Senhor Tonet! As lindas construções de madeira da Tombs Creatius contam-nos as histórias vivas das viagens do Sr. Tonet, através de nove jogos interativos. Presta muita atenção – só existe um Sr. Tonet!

15h30 & 18h00 I Acert I A Ilha Desconhecida I Jardim do Bonfim
No seu conto, José Saramago convida-nos a uma viagem em “que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós”. A música, território de eleição dos intérpretes, pisca o olho sedutor ao argumento, deixando-o fluir encantatoriamente.

QUI 14 DE JUL I 21h30 I Gaya de Medeiros I Atlas na Boca I A Gráfica
Atlas da Boca é uma investigação de dois corpos trans acerca da boca como lugar de intersecção entre a palavra, a identidade e a voz, o público e o privado, o erotismo e a política. Busca novas narrativas, explorando os verbetes que se abrem da boca para fora e que se leem da boca para dentro.

SEX 15 DE JUL I 21h30 I Mário Coelho I I’m Still Excited I A Gráfica
Uma história de “Boy meets girl” e “Girl meets boy”, I'M STILL EXCITED fala sobre o fim de uma relação entre duas pessoas, inseridas num cenário de festa, que é também um ensaio de teatro. Revelar mais poderia destruir a surpresa.

SÁB 16 DE JUL I 21h30 I Filipa Francisco e Bruno Cochat I Nu Meio - Bailão I A Gráfica
NU MEIO ironiza a relação de um casal tipicamente português que se refugia no fado e no “maldizer”. O Homem – Firmino - demarca um território no meio do palco de onde as duas personagens não podem sair. A Mulher – Mila - tenta obsessivamente trepar, agarrar, sufocar este “homem-montanha”.

SÁB 9 & 16 DE JUL I 18H00 I CONVERSAS I FOmE I A Gráfica
À Semelhança do que já vem sendo habitual nas edições anteriores teremos duas conversas / encontros, onde convidamos o público a participar, nesta edição sendo o tema “a proximidade”, vamos convocar participantes não profissionais que participaram em residências artísticas n’A Gráfica e os nossos “vizinhos” do Bairro de São Domingos.

Após as apresentações o público é convidado a participar numa conversa pós-espetáculo com as equipas artísticas.
Todas as sessões são de acesso gratuito

Mais informações:
maps@mun-setubal.pt
www.mun-setubal.pt
facebook / instagram : @municipiodesetubal & @agraficacca
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,171,326