"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição multissensorial "Limit of Disappearence" de Bruno José Silva na Paços

Trata-se de uma exposição que tem um limite de visualizações disponível, sendo por isso que, ao entrar na mesma, o visitante está a ser responsável não apenas pela sua experiência, já que quanto mais pessoas entrarem na exposição, menos esta estará disponível.

25 Jun a6 Ago

Paços Galeria Municipal de Torres Vedras
Praça do Município, Torres Vedras


Limit of Disappearence
surge da reflexão acerca de uma possível crise das imagens. De facto, o regime tecnocrata promove a produção massiva de imagens, forjando o espectro que nos rodeia, atravessa, assedia, alucina - o mundo torna-se assim, inevitavelmente, “imagem pela tecnologia”. De acordo com o capitalismo imagético-sensível, as imagens tornam-se um dos muitos elementos que se esgotam, mas que no seu carácter intrinsecamente arquivável acabam por nunca desaparecer. Paul Virilio afirma, a este propósito, que “(...) já não olhamos para as estrelas, mas para os ecrãs”. Assistimos a um processo de virtualização (das estrelas pelos ecrãs, da erupção dos vulcões pelos ecrãs), um modelo informático (numérico) que torna o mundo natural em bits. Tornamo-nos espetadores que se confrontam com imagens cujo carácter sedutor resulta da ausência de correspondência com qualquer fenómeno do mundo natural. Limit of Disappearence visa trazer uma reflexão multissensorial, por meio de dispositivos espaciais que recorrem à robótica. Ao questionar a mutabilidade da imagem e o seu potencial de fratura, degradação e desaparecimento, interroga também quais os mecanismos capacitados para perturbar uma experiência da multi-percepção. O projeto concentra-se na criação de imagens compostas por algoritmos, impulsionadas pela ideia de que o conteúdo gerado pela máquina pode não ser destinado ao olho humano.

A exposição Limit of Disappearence é inaugurada no próximo dia 25 de junho, pelas 18h00.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
69,376,593