"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"O Mundo no Chiado – Teatro Nacional de São Carlos"

Exposição que apresenta o espólio pessoal de Jorge Rodrigues, cuja vida se cruza intimamente com a história deste teatro nacional.

6 Jul a 5 Ago 2022

Galeria Santa Maria Maior
R. da Madalena 147, 1100-006 Lisboa


«Desde que foi inaugurado em 30 de junho de 1793 com a ópera La ballerina amante de Domenico Cimarosa, o Teatro de São Carlos tem acompanhado intensamente a vida portuguesa.

A atividade do teatro não se tem cingido à arte lírica nestes mais de dois séculos de existência. Embora seja, como é natural, essencialmente dedicado à ópera, a instituição tem, desde aquela data, recebido algumas das mais marcantes personalidades do mundo em várias áreas da cultura, como cinema, teatro, fado, bailado, concerto, etc.

Uma exposição sobre o Teatro de São Carlos é, pois, tarefa hercúlea e a tender para a impossibilidade, dada a enorme e gloriosa importância desta casa de espetáculos e a extraordinária galeria de artistas que lá atuaram. Seria necessária uma quantidade quase infinita de documentos para ilustrar convenientemente a sua empolgante história. Como sigo a atividade do teatro há já mais de meio-século, como lá trabalho há mais de 40 anos e como tenho desde a infância o hábito de colecionar elementos sobre a história desta casa, optei por restringir o recheio desta exposição a materiais da minha coleção particular.

Será, pois, também, uma exposição de Santa Maria Maior, a freguesia onde vivo e espero viver ainda por alguns anos e onde guardo esta coleção.»

Jorge Rodrigues

Inauguração dia 6 de julho às 18h30
Patente até 5 de agosto
Horário: 15h-20h 

Mais informações no site e no evento.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,935,955