"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Museu do Oriente acolhe a exposição "Animal Farm"

Um paralelo entre o enclausuramento de um jardim zoológico e a “jaula” da vida contemporânea é o que Chou Ching-hui, fotógrafo e artista multimédia taiwanês, retrata na exposição Animal Farm.

14 Jul a 23 Out 2022

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Durante cinco anos, Chou Ching-hui usou os jardins zoológicos como inspiração criativa e cenário para mostrar os excessos e as contradições da sociedade atual, realizando grandes produções nos zoos de Hsinchu e Shoushan, com actores, cenários intricados e centenas de adereços. O resultado são imagens surrealistas e teatrais, que encenam comportamentos humanos e interações sociais em recintos artificiais destinados a exibir animais: uma refeição familiar por trás de uma cerca eletrificada, um recreio onde brincam crianças sob o olhar de um leopardo, a toilette de uma mulher elegante, rodeada por grades e um fosso.

Ao introduzir uma cena quotidiana num cenário improvável, o artista leva o público a analisar atentamente os elementos nas imagens, à procura de pistas que ajudem a interpretá-las. Entre referências à cultura das celebridades, aos cânones da beleza ou à arte erudita ocidental, as fotografias criadas por Chou abordam questões sociais como o consumismo, a obsessão com a imagem, o isolamento real versus conectividade digital, a doença mental, os estereótipos em torno dos papéis tradicionais homem/mulher e as questões de género.

Segundo Chou Ching-hui, “todos nós vivemos dentro de um jardim zoológico, numa vida restrita. A sociedade é como uma jaula e olhamos para os outros enjaulados com um sorriso”. O absurdo e o distanciamento são enfatizados quando o artista situa os humanos entre as demais espécies animais, no espaço pleno de “imaginação e conflito” que é o jardim zoológico. Daqui nascem imagens misteriosas e visualmente exuberantes, que revelam as prisões invisíveis que a sociedade nos impõe.

Animal Farm integra nove fotografias de grande escala, nove vídeos, retratos e instalações. A exposição está organizada em três núcleos: A Consciência do Comportamento Colectivo, A Consciência da Sobrevivência e a Consciência do Corpo, sendo a "consciência" a força motriz invisível do comportamento humano, ao mesmo tempo que o limita.

A anteceder a inauguração, Chou Ching-hui protagoniza, às 17.00, uma artist talk sobre o processo criativo subjacente a Animal Farm. Esta é a primeira apresentação do projeto na Europa.

Animal Farm está patente no Museu do Oriente até 23 de outubro.

Sobre o artista 

Chou Ching-hui (n. 1965) é um dos fotógrafos contemporâneos mais representativos de Taiwan. Dedicou-se ao fotojornalismo durante mais de dez anos, experiência que viria a nutrir a sua criação posterior. Os seus três primeiros projetos - Out of the Shadows, Vanishing Leagues; Images of Workers and Wild Aspirations; The Yellow Sheep River Project – consistiam em registos documentais de realidades sociais, apresentadas de forma artística.

Animal Farm foi o primeiro projeto em que transitou de “fotografia documental” para “fotografia conceptual”. Aqui, Chou interpreta o quotidiano real através da teatralidade, criando imagens hiper-reais com uma linguagem própria, fruto da sua observação e reflexão críticas sobre a condição humana na sociedade atual.

Nos últimos anos, as obras de Chou têm recebido uma grande atenção internacional, tendo sido expostas em países como Hong Kong, Japão, Singapura, China, Itália, Israel, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Canadá e Rússia. As suas exposições individuais mais recentes incluem The Yellow Sheep River Project no Istituto degli Innocenti, Itália; Theatre of Reality em DECK, Singapura; Animal Farm na Galeria Chelouche, Israel, e agora no Museu do Oriente, Portugal.

Chou é como um contador de histórias, cujas narrativas visuais procuram emocionar o espectador, levando-o a procurar conexões relevantes com a sua própria experiência.
Atualmente, vive e trabalha em Taipei.

Animal Farm | Exposição de Chou Ching-hui 
Inauguração | 14 julho | 18.30
17.00 | Artist Talk com Chou Ching-hui [entrada gratuita]
 
Terça-feira a domingo: 10.00-18.00
Sexta-feira: 10.00-20.00 (entrada gratuita das 18.00-20.00)
Preço: 6 €
Museu do Oriente – Piso 0 – Galerias Sul e Nascente

Patrocinadores:
Ministério da Cultura (Taiwan)
Oficina Económica y Cultural de Taipei en España
Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal
Departamento dos Assuntos Culturais do Governo da Cidade de Taipei
Chini Gallery
UShow Design

Mais informações em foriente.pt
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,929,841