"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

9º Retiro Doutoral do Doutoramento em média-arte digital reúne artistas, professores e investigadores em Loulé

O 9º Retiro Doutoral do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), oferecido pela Universidade do Algarve e pela Universidade Aberta, em regime b-learning, realiza-se de 11 e 15 de julho, no Convento do Espírito Santo, em Loulé, tendo como mote os elementos terra, água e espírito, em consonância com as atividades que têm sido desenvolvidas durante este ano pelo setor cultural do Município.

11 Jul a 15 Jul 2022

Convento do Espírito Santo
Rua D. Paio Peres Correia, n.º 21 8100-564 Loulé


Após dois anos de interregno, as atividades presenciais do Retiro Doutoral do DMAD são retomadas na sede de acolhimento, que este ano será o Convento do Espírito Santo, que data do início do século XVIII, e alberga a Galeria de Arte Municipal de Loulé, no Algarve.

A programação conta com a participação de artistas, professores e investigadores. A sessão de abertura será proferida pelo artista português Miguel Carvalhais e a de encerramento pelo artista e investigador dinamarquês Tony Brooks.

Durante toda a semana os professores da Universidade do Algarve e da Universidade Aberta ministram masterclasses e workshops no Convento do Espírito Santo. Na terça-feira, dia 12 de julho, será realizada a apresentação pública dos projetos de Arte Computacional na exposição “[IN]TANGIBILIDADES DIGITAIS”, com curadoria colaborativa dos estudantes da unidade curricular “Curadoria e Intervenção Artística Digital”, sob a coordenação do professor e subdiretor do DMAD, Pedro Alves da Veiga. Na quarta-feira, dia 13 de julho, haverá uma tertúlia sobre arte e tecnologia com a Mirian Tavares, docente e coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), na Casa do Meio Dia, Livraria Sul, Sol e Sal.

O Retiro Doutoral apresenta-se como um espaço de reflexão e debate, com forte diálogo com a comunidade regional, nacional e internacional. Na quinta-feira, dia 14 de julho, haverá uma roda de conversa sobre a exposição “Permaneço numa paisagem do infinito”, que se encontra patente na Galeria de Arte Municipal, com os artistas algarvios Vasco Célio, Bertílio Martins e os curadores Miguel Cheta e Mirian Tavares, com mediação de Dália Paulo.

Nos dias 14 e 15 de julho decorrem as provas de avaliação da capacidade de investigação e de avaliação de resultados intermédios, em que os doutorandos têm a oportunidade de apresentar à comunidade académica o desenvolvimento de seus projetos de investigação e discutirem os resultados com avaliadores internos e externos.

O evento, que é aberto ao público, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, do Museu Zer0 e da Casa do Meio Dia.

Informações sobre a programação: https://dmad.ciac.pt/ 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,887