"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Abreu Advogados acolhe exposição de Domingos Loureiro

A Abreu Advogados, em parceria com o Carpe Diem Arte e Pesquisa, apresenta um conjunto de novas obras do artista Domingos Loureiro, denominadas As Catedrais.

12 Jul a 14 Out 2022

Abreu Advogados
Avenida Infante Dom Henrique 26 1149-096 Lisboa


Esta exposição estará patente entre os dias 12 de julho e 14 de outubro de 2022, na sede da Abreu Advogados, em Lisboa.

Esta que é a décima exposição do programa cultural dedicado à temática da natureza mostra-nos uma continuação de um trabalho começado pelo artista no início dos anos 2000. Realizadas em mdf escavado manualmente, em pedra gravada ou sobre papel, Domingos Loureiro criou uma série de painéis, onde a luz de cada imagem é rasgada por sulcos de goiva. Florestas de eucaliptos e pinheiros são organizadas como estruturas onde a repetição, simetria, duplicação, remetem para processos não naturais, mas industrializados. A simetria remete para formulas utilizadas na arquitetura medieval, bem como nos vitrais, em que os edifícios são agora templos de natureza. Por sua vez, as repetições de alguns elementos, remetem para a temporalidade e para o sentido de singular e de comunidade.

Esta exposição está inserida no âmbito do Projeto Cultural da Abreu Advogados e os exemplares estarão expostos nas paredes das salas de reunião e na receção da sede em Lisboa.

“O Domingos Loureiro tem uma obra extraordinária que está presente em várias coleções do mundo inteiro. É com orgulho e satisfação que acolhemos estas obras, que acreditamos que esta exposição valoriza o projeto cultural da Abreu Advogados e contribui para a consolidação da cultura da comunidade Lisboeta, dos nossos Cliente, dos nossos colaboradores e dos visitantes da nossa sede em Lisboa”, refere Manuel Andrade Neves, sócio da Abreu Advogados.

Para Lourenço Egreja, o diretor artístico do Carpe Diem, “o trabalho do Domingos transmite a atualidade da natureza a partir de uma ideia de paisagem, que mais do que um tema, será sempre um pretexto entre o imaginário do artista e a busca de uma realidade. A integração desta exposição na sede da Abreu Advogados é de certa forma pegar nos seus elementos da natureza e dar-nos o privilégio de ler a sua obra como uma janela para a paisagem”.

A Abreu Advogados promove estas iniciativas desde 2019 e até ao momento já contou com várias exposições, visitas-guiadas, apresentações de livros e debates. Ao longo dos anos, já passaram pela sociedade de advogados dezenas de artistas das mais variadas expressões artísticas como a pintura, o desenho, o vídeo, a escultura e a fotografia. Esta é uma das formas de demonstrar o compromisso da Abreu Advogados com a consolidação da cultura nacional e a consciencialização cívica contemporânea e patrimonial, mas também social.

Sobre a Abreu Advogados
A Abreu Advogados é uma das maiores sociedades de advogados em Portugal, contando com uma equipa de mais de 200 advogados, num total de 320 profissionais. Além dos escritórios de Lisboa, Porto e Madeira (em parceria), a Abreu Advogados dinamiza uma rede internacional de escritórios em países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, China – Macau, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste.
https://www.abreuadvogados.com/

Sobre o Carpe Diem Arte e Pesquisa 
O Carpe Diem Arte e Pesquisa é um projeto de produção cultural transversal de arte contemporânea, sediado em Portugal, e que visa propor novas direções na praxis da curadoria e produção de cultura contemporânea. É um projeto sem fins lucrativos, vocacionado para a experimentação. Esta experimentação passa pela definição e execução das linhas curatoriais, que se alteram de acordo com o contexto existente, no sentido de depender: da proposta do artista, do financiamento desta e da sua adequação ao espaço. http://carpe.pt/

Sobre Domingos Loureiro
Domingos Loureiro (Valongo, 1977) é artista, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigador no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Coordenador da Secção da Pintura, na FBAUP, responsável por várias publicações de âmbito académico sobre paisagem, pintura e arte, tem realizado diversos eventos nacionais e internacionais sobre a investigação e prática artísticas. Realizou enumeras exposições em Portugal e no estrangeiro, estando representado em coleções públicas e privadas em países como EUA, Espanha, Alemanha, Irlanda, Inglaterra, Japão, França, Bélgica, Brasil, entre outros.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,163,563