"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Ciclo ‘Conundrum’ - Pedro Melo Alves & Ignaz Schick

Nome que temos vindo a encontrar cada vez mais vezes no fluxo das movimentações que mais interessam nos interstícios do jazz, da improvisação, da composição, do rock mais folgado e das propostas inauditas, Pedro Melo Alves junta-se à ZDB para dar novo fôlego ao seu ciclo Conundrum começado em 2018, continuado em 2019 e desde então em hiato.

29 Set 2022  |  22h00

Galeria Zé dos Bois
R. da Barroca, 59 . 1200-049 Lisboa
Preço
7.00€

Nestes dois anos, e em contracorrente com a dormência e tensão especulativa da pandemia, Melo Alves arrepiou caminho e tem idealizado novas formas e linguagens que tiveram um momento particularmente marcante com a actuação do seu magnânimo Omniae Large Ensemble. Avançado ao longo de 2022, Melo Alves regressa a este mistério pessoal que é o Conundrum, proposta brava que põe o baterista em duo com alguém que admira e com quem nunca tenha actuado antes, num total de seis encontros. O novo ciclo aconteceu em Julho com Sara Serpa, em Setembro irá acontecer com Ignaz Schick e em Novembro com Audrey Chen. Sem qualquer plano prévio ou estratégia, quebra-se assim o silêncio com uma música nascida de forma orgânica e aberta a inúmeras possibilidades, a vislumbrar um infinito.

Após celebrada comunhão com Sara Serpa, Pedro Melo Aves volta a guinar este seu Conundrum em direcção inesperada com este convite endereçado a Ignaz Schick. Compositor, improvisador, artista sonoro e visual com epicentro bem activo em Berlim, Schick tem agitado desde 1995 o panorama dessa cidade, fora da movida clubbing, num périplo que da sua própria música se expande para a curadoria, promoção e divulgação em variadas frentes de experimentação e criação. Enquanto músico, recorre a um manancial de ferramentas que passam por gira-discos, samplers, processadores de efeitos, objectos mundanos e várias formas de amplificação para se mover, sem qualquer tipo de arrivismo, por entre interstícios das músicas aventureiras, do noise ao reducionismo, do jazz à electroacústica. Entre a adaptabilidade ao contexto e a exortação à fuga do mesmo, Schick encontra vias para a mutabilidade contínua dessas mesmas escolas e linhagens, num aprumo de escuta e reacção que o levou a colaborar com gente tão ilustre quanto Don Cherry, Toshimaru Nakamura, Keith Rowe, Chris Abrahams ou Andrea Parkins. Percurso bem dignificante e novamente enriquecido e enriquecedor, num encontro que pode muito bem vê-lo a entrar por descargas de ruído abstracto, meta-percussões, estilhaços alienantes do quotideano e electrónica do vazio. Ou não. Tudo em aberto. BS

>> Bilhetes
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,883,081