"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Celia Ledón: "Instalações Vestíveis" para ver na ECOSTEEL

O Grupo ECOSTEEL (SA) possui a sua principal unidade de produção de metalomecânica num espaço que, inusitadamente, se apresenta como uma galeria de arte que acaba de acolher o que Celia Ledón, a reconhecida designer industrial e diretora de arte cubana, considera ser uma “instalação vestível”.

1 Ago a 31 Dez 2022

Pq. Industrial de Laundos
4570-311 Laundos
Preço
Entrada livre

Numa mostra de arte, inovação e design são mais de 7 as peças em exposição para visitar até ao final do ano.

Reconhecida internacionalmente por desenhar roupas com materiais industriais, onde cada trabalho é único e não segue nenhum padrão, Celia Ledón considera que “cada peça é uma afirmação em si mesma, que narra a opressão da moda como representação sistémica no seu ciclo inesgotável de consumo irracional, extravagância e beleza aterradora“.

Para a criadora, considerada em 2018, pela revista Vaniy Fair, como uma das cinco desenhadoras de moda mais inspiradores de Cuba, “cada peça é uma afirmação em si mesma, que narra a opressão da moda como representação sistémica no seu ciclo inesgotável de consumo irracional, extravagância e beleza aterradora”. Cada uma das suas peças incorpora princípios justos e éticos de sustentabilidade: Reutilizar, Reaproveitar, Refazer e Desperdício Zero, princípios igualmente partilhados pelo Grupo ECOSTEEL, cujas empresas partilham um forte sentido de sustentabilidade. Segundo a criadora, “o reaproveitamento, a reciclagem e o uso de materiais obsoletos e descartados entrelaçam-se nas peças com diferentes técnicas manuais, criando diferentes camadas de interpretação e conceitos opostos que geram variados pares semânticos, como ‘o industrial‘ e ‘o manual‘, ‘o quotidiano‘ e ‘as extravagâncias‘, ‘o todo‘ e ‘a parte‘, ‘o homem‘ e ‘o homem objeto‘”.

A designer faz de cada peça um apelo à ação para a sustentabilidade, algo que faz também através da forma e meio de divulgar o seu trabalho. “A indústria da moda é uma das maiores poluidoras e o maior exemplo de produção em massa excessiva e ininterrupta, cujo único propósito passa a ser consumido, ao invés de servir ao seu objetivo utilitário. Um país subdesenvolvido pode ser um ambiente desanimador para um designer industrial e torna-se um desafio devido aos obstáculos de uma indústria subequipada e quase inexistente”, acrescenta.

A ECOSTEEL é hoje mais que uma unidade industrial. Considerada por muitos a “Fábrica criativa de Amorim” é um espaço onde industria e arte mantêm uma relação baseada na sustentabilidade ambiental, económica, e social. Nos jardins, que contrastam toda a envolvente industrial, é possível contemplar instalações artísticas de Siza Vieira, Aires Mateus, entre outros. Artistas residentes da ArtWorks (empresa criada para apoiar produção artística) convivem com os técnicos industriais, trocando ideias e partilhando experiências. Cabrita Reis, Siza Vieira, José Pedro Croft ou Júlio Sarnento alguns dos nomes bem conhecidos desta casa. O grupo musical, composto por colaboradores, junta-se, ensaia e anima convívios ao som de originais que os próprios compõem. “A arte faz parte do processo criativo, de inovação e transformação de algo, o que acaba por ser aquilo que nos diferencia enquanto empresa. Nesse sentido, o que poderá haver de mais inspirador que a própria arte nas suas mais variadas vertentes?” questiona José Maria Ferreira, CEO da ECOSTEEl.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,188,557