"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

SEA LIFE Porto ergue estátua para sensibilizar para a igualdade de género

Os últimos dados revelam que Portugal está abaixo da média europeia em igualdade de género. Para sensibilizar para este tema, o aquário portuense muda a temática de um dos seus espaços submarinos, de Reino de Neptuno para Reino de Salácia (Deusa Romana dos Mares).

26 Ago a 31 Dez 2022

Sea Life Porto
1ª Rua Particular do Castelo do Queijo 4100-379 Porto

No âmbito do Dia Internacional da Igualdade Feminina, que se celebra no dia 26 de agosto, o SEA LIFE Porto vai mudar um dos seus principais espaços de atração. O que até agora os visitantes conheciam como Reino de Neptuno, onde nadam tubarões, tartarugas e outras espécies, passará a ser designado como Reino de Salácia, a Deusa Romana dos Mares. Para isso, a figura de Neptuno dará lugar à representação desta Deusa, que poderá ser visitada a partir da próxima semana.

“A tão conhecida estátua, que foi imagem do SEA LIFE Porto por tantos anos, estava a precisar de manutenção e quisemos aproveitar a oportunidade para homenagear as mulheres e a luta que combatem desde sempre. Temos consciência de que, além de um papel de entretenimento, temos também um importante papel educativo junto de todos aqueles que nos visitam, especialmente dos mais novos. Por isso, quisemos celebrar esta data, com uma renovação simbólica, mas significativa, de um dos nossos aquários, que passará a ser dedicado a Salácia, Deusa Romana dos Mares, de forma a sensibilizarmos para a importância da igualdade de género. Esta batalha é uma das premissas do grupo Merlin e não se trata apenas deste tipo de ações, mas também de procurar mulheres talentosas e apoiar o desenvolvimento das suas carreiras. Neste momento, 56% dos colaboradores do grupo, a nível europeu, são mulheres. No que diz respeito a cargos executivos, contamos com 38% de mulheres e 46% em cargos de chefia locais, sendo que o nosso objetivo é chegar aos 50% até 2025, garantindo um equilíbrio de géneros em todas as equipas”, explica Rui Ferreira, Diretor do SEA LIFE Porto.

Esta não será uma ação temporária, mas sim uma transição e renovação da imagem do aquário portuense. Recorde-se que dados recentes revelam que Portugal está abaixo da média europeia, no que diz respeito à igualdade de género, e que a pandemia fez o mundo recuar neste sentido. Segundo o Global Gender Gap Report, do World Economic Forum (WEF), são precisos mais 132 anos para eliminar definitivamente a desigualdade entre géneros.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,936,841