"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

IMAGO LISBOA Photo Festival: Distúrbios

Em 2022, a 4ª edição do IMAGO LISBOA Photo Festival gravita em torno da ideia de Distúrbios. Há programação central do festival, pertencem as visões de 23 autores – 6 deles portugueses – que concorrem para uma observação e denuncia em torno da ideia de distúrbio, em 9 exposições, a decorrer em diversos locais da cidade de Lisboa: MNAC, Sociedade Nacional de Belas Artes, Galeria de Santa Maria Maior, IPCI, Museu da Água, Galeria Imago Lisboa, SALTO, Imago Garage e Carpintarias de São Lázaro.

9 Set a 8 Out 2022

Sociedade Nacional de Belas Artes
Rua Barata Salgueiro, 36, 1250-044 Lisboa
Preço
Entrada livre

Na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Silja Yvette vai expor uma investigação artística dos materiais de produção para uso massivo contemporâneo intitulada “Metaphysics of Core Matter”, Alexandre Delmar terá os trabalhos de “Monumentos Acidentais”, a artista visual Lisa Kohl apresenta “The Line” e o fotógrafo português Pedro Lobo expõe “Um Livro Doloroso”.

No Museu da Água poderá visitar “Covid@Alentejo, olhares”, um projeto que resulta do convite dirigido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo aos fotógrafos António Carrapato, António Cunha, Augusto Brázio e Maria do Mar Rêgo, em 2020, com o objetivo documental de mapear a região durante a pandemia.

Donna Ferrato, Hannah Kozak, Smita Sharma e Vlas Sokin reiteram questões relacionadas com violência de género contra mulheres. Mafalda Rakos, aborda os distúrbios alimentares num projecto autobiográfico. Do Brasil, o Colectivo IANDÉ propõe três visões sociológicas e ambientais tendo em conta a sua realidade geográfica. Filippo Zambon enfatiza a partir do conceito de desperdícios alimentares. Silvy Crespo apresenta um ensaio visual sobre a exploração de lítio em Portugal, na zona de Barroso.

Deanna Pizitelli, vencedora do “Lisboa Meeting Point”, a leitura de portfólio anual produzida no contexto do festival, irá expor na Galeria IMAGO LISBOA, o ongoing project “Koža, Mulheres & Outras histórias”. Uma espécie de inquietude fotográfica e um conjunto de narrativas interligadas que exploram os temas da ligação, incerteza e desejo. Por fim, Harri Palviränta, artista finlandês, mostará no MNAC, três séries correspondentes aos últimos 12 anos de trabalho.

Este ano, na programação paralela temos como parceiros: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, Instituto Cultural Romeno, A Pequena Galeria, Underdogs Gallery, Atelier de Lisboa, Galeria Carlos Carvalho, 119 Marvila Studio e Galeria Little Chelsea.

Dia 1 de outubro, no IPCI volta a realizar-se a Lisboa Photo Book Fair Preview, que contará com um programa de conversas em torno das publicações dedicadas à fotografia, com alguns convidados do festival.

A exposição com entrada livre, está aberta de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.
Encerra aos domingos e feriados.
 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,935,088