"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente promove workshop de Aguarela

A água, os brancos do papel, a cor, a luz, o contraste e o desfoque: os fundamentos da pintura em aguarela para explorar em duas sessões de exercícios práticos.

1 Out a 8 Out 2022

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Sendo uma técnica bastante volátil, a aguarela torna-se difícil de trabalhar, com resultados potencialmente frustrantes e desanimadores. Neste workshop propomos voltar às bases e desvendar o segredo para se pintar a aguarela, incluindo a importância de elementos como a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque. Após um enquadramento histórico da aguarela, apresentaremos os materiais necessários e faremos uma breve introdução à cor, acompanhada de pequenas demonstrações.

A aguarela tem regras e temos que pensar antes de pintar. Os participantes irão fazer exercícios de:

COR | Começar por pintar o diagrama das cores; Cores primárias, secundárias e complementares.
ÁGUA | Exercícios de controle de água com aplicação dessas cores; Exercício de desfoque
LUZ | Exercícios claro (escuro contraste), pintar a seco, brancos do papel

Os participantes irão pintar imagem/ imagens à escolha, pintando o mais possível para aproveitar ao máximo a experiência. Chegar ao final do workshop com muitas aguarelas feitas será motivo de orgulho, conquista e bastante motivador.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Pedro Salvador Mendes é um ilustrador, com formação em desenho, pintura e comunicação visual. É membro do Grupo de amigos da Gorongosa, (GAG) Moçambique, e do Grupo do Risco. É o autor de Sabu – o Tigre pintor, que escreveu e ilustrou bem como o lince Lineu. Já foi convidado a pintar na Polónia e Luxemburgo e a participar numa exposição de aguarelas em Roma. A sua maior ambição é poder dar forma e ilustrar grandes ideias, de preferência ligadas à natureza e à educação ambiental.

DATAS Sábados | 1 e 8 outubro
HORAS 10.00 às 17.00
PARTICIPANTES Mín. 6, máx. 10
PREÇO €130 [inclui materiais]
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,877,070