"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence

Exposição que resulta do projeto de investigação EXCEL. The Pursuit of Excellence. Biotechnologies, enhancement and body capital in Portugal, coordenado por Chiara Pussetti, Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P..

15 Set a 16 Out 2022

Galeria Óriq 2020
R. Pereira e Sousa 13A, 1350-243

A mostra conta com a colaboração das artistas multipremiadas Evija Laivina e Jessica Ledwich e convida a uma reflexão sobre os limites e os riscos ligados à procura da perfeição humana e aos padrões hegemónicos do corpo-norma proposto pelos media.

A capacidade tecnológica de transformar a biologia – ligada aos avanços na engenharia genética, na farmacologia, na bioengenharia, na cibernética e na nanotecnologia – tem gerado nos últimos anos uma ampla variedade de dispositivos de manipulação dos corpos e das principais funções humanas. O mercado das biotecnologias de melhoramento dos seres humanos (estético, cognitivo, sexual, antienvelhecimento, etc.) é um dos mais ativos e rentáveis do mundo e a oferta da indústria do aperfeiçoamento é cada vez mais acessível, mais económica e minimamente invasiva.

A prática de transformar o corpo é uma constante no percurso histórico-cultural humano e evoluiu para uma normalização contemporânea. Inúmeros motivos nos levam a alterar os nossos, sobretudo como possibilidade para a autoexpressão e para a autodeterminação, ou como veículo nos processos de assimilação e pertença. À medida que a ciência progride, também aumentam as possibilidades de projetar os nossos corpos e mentes para além dos limites.

Através da linguagem artística e visual, esta exposição apresenta os resultados do projeto EXCEL – Em busca da Excelência, desenvolvido por um grupo multidisciplinar de investigadores do ICS-UL Instituto de Ciências Sociais e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa coordenado pela Doutora Chiara Pussetti, PhD em Antropologia Cultural pela Universidade de Turim, na Itália, e docente no Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa, que durante os últimos 5 anos se tem dedicado a investigar a prática do melhoramento humano em Portugal, abordando temas como as heranças coloniais na indústria da estética, as práticas antienvelhecimento, o melhoramento cognitivo, as manipulações hormonais, a bioética, a medicina cosmética e a cirurgia plástica, a realidade DIY (i.e. faça você mesmo) e o biohacking.

“BE F**KING PERFECT – The Pursuit of Excellence”, com curadoria de Chiara Pussetti, apresenta, pela primeira vez em Portugal, fotografias da artista letã Evija Laivina e da artista australiana Jessica Ledwich que, pelos seus trabalhos sobre a violência latente nos ideais de beleza, receberam respetivamente o prémio Lens Culture Student Spotlight Portrait Award (2017) e o prémio Fast Track do British Journal of Photography (2021). De Laivina, serão apresentadas imagens das séries fotográficas “Everything is Going to Be Awsome”, “Beauty Warriors” e “Fat Series”. Já Ledwich apresenta fotografias do seu premiado ensaio “Monstruos-feminine”.

Para além do trabalho destas fotógrafas, a exposição apresenta de forma criativa alguns dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo grupo de investigadores do EXCEL e o documentário em curta-metragem Crónicas da Excelência - Nos Labirintos da (im)Perfeição realizado pelo antropólogo visual e realizador Francesco Dragone www.francescodragone.com

Acontecerão ainda debates, tertúlias e eventos gratuitos e abertos ao público em geral onde serão abordados os temas centrais do projeto com a presença de investigadores, opinion makers e artistas e intelectuais portugueses e estrangeiros.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 15 de setembro, 19h
Chiara Pussetti apresenta o projecto Excel – The Pursuit of Excellence e a exposição Be Fu**ing Perfect com a presença das artistas Evija Lavinia e Jessica Ledwich.
Idiomas do evento: Português e Inglês

17 de setembro, sábado, 19h
A antropóloga Federica Manfredi apresenta a sua pesquisa: “Limitless bodies. Hooks and needles in the skin to regenerate the self”.
Idioma do evento: Inglês

Quinta-feira, 22 de setembro, 19h
O psicólogo Miguel Barbosa apresenta: “Limitless? Imaginaries, consumption and challenges in cognitive enhancement”.
Idioma do evento: Português

Sábado, 24 de setembro, 19h
A professora Chiara Pussetti apresenta: “Forever Young. Timeless Beauty and the Fake Plastic Me”.
Idioma do evento: Português

Quinta-feira, 29 de setembro, 19h
O antropólogo Marcos Moura e a digital influencer de beleza Giovanna Tavares dialogam sobre “Transforming the industry of beauty: Inclusion and trans-rights in the age of perfection”.
Idioma do evento: Português

Quinta-feira, 6 de outubro, 19h
Isabel Pires e Laura Texeira apresentam o Project ELO e discutem o turismo médico-estético entre Portugal e Brasil.
Idioma do evento: Português

Quinta-feira, 8 de outubro, 19h
A antropóloga Isabel Pires discute: “From ebony to ivory…to porcelain?”
Idioma do evento: Português

Quinta-feira, 13 de outubro, 19h
O antropólogo Giorgio Gristina apresenta: “Better living through acid. Os psicadélicos e a busca por uma humanidade excelente.”
Idioma do evento: Português

Sábado, 15 de outubro, 19h
Festa de encerramento: “Fu**ing Perfect and the future: what’s next?”
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,184,086