"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Lecture Anual de Saúde Pública na UALG integra Centenário de Laura Ayres

No âmbito das comemorações do Centenário da Professora Doutora Lauras Ayres, é criada pela Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve uma Lecture Anual dedicada à Saúde Pública.

30 Set 2022  |  11h00

Universidade do Algarve
Campus de Gambelas 8005-810 Faro


A primeira Lecture será no dia 30 de setembro, pelas 11h00, numa organização conjunta da UAlg e da Câmara Municipal de Loulé, e será proferida por Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Trata-se de uma palestra em homenagem à investigadora e professora de Saúde Pública, a louletana Laura Ayres, que permitirá valorizar e divulgar o trabalho e a investigação que se desenvolve atualmente nesta área.

Esta atividade, que acontece no Anfiteatro Verde, no Campus de Gambelas, destina-se a toda a comunidade académica, alunos e ex-alunos, comunidade médica e público em geral. Este será o ano inaugural mas pretende-se que esta Lecture venha a acontecer anualmente, passando a figurar como um evento da academia algarvia.

Recorde-se que as comemorações do centenário de Laura Ayres arrancaram no passado de 1 de junho e irão estender-se até maio de 2023. A realização de um seminário, em Loulé, de âmbito técnico-científico da saúde, ações de promoção e de educação para a saúde, com enfoque na área dos afetos e da educação para a sexualidade, ou a celebração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência são algumas das iniciativas ainda previstas ao abrigo deste programa comemorativo.

Laura Guilhermina Martins Ayres nasceu em Loulé, na freguesia de São Sebastião, a 1 de junho de 1922, licenciando-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1946, iniciando uma longa e prestigiada carreira, como virologista, epidemiologista e professora de Saúde Pública.

O seu mérito, como médica, como investigadora e como mulher de causas públicas, faz de Laura Ayres uma figura de particular relevância da nossa história contemporânea. O reconhecimento público e institucional valeu-lhe a atribuição, pelo Estado Português, das Insígnias de Oficial e Grã-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, em 1990 e em 1992 respetivamente.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,170,765