"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso presencial: "Palavras e Música"

Inscrições abertas para o novo curso presencial, coordenado por Ana Rocha, que terá lugar no Centro Nacional de Cultura entre 12 de outubro e 9 de novembro de 2022

19 Out a 9 Nov 2022

Centro Nacional de Cultura
Rua António Maria Cardoso, 68, 1249-101 Lisboa


Este Curso resulta da descoberta de muitas surpresas nos gabinetes secretos e misteriosos de Flaubert, Donizetti, Baudelaire, Wagner, Eça de Queiroz, Fanny Mendelssohn e Clara Schumann. Ao longo das cinco conversas surgirão entrelaçadas as partituras de óperas de Donizetti, Gounod, Meyerbeer e Wagner com textos de Flaubert, Eça, Baudelaire, Goethe, Schiller e Walter Scott, com a música a irrigar, de forma infinita, páginas célebres da literatura oitocentista.

O tempo é a essência da música e isso torna-a privilegiada na representação do efémero e do transitório da vida humana. Escritores como Baudelaire, Flaubert e Eça de Queiroz captaram essa substância passageira, socorrendo-se muitas vezes da música para sublinhar estados de alma, chegando a escrever páginas de música verbal. Os versos de Shakespeare, Cervantes, Goethe e Pushkin alimentaram sem cessar a música de Berlioz, Massenet, Verdi, Schumann, Gounod e Tchaikovsky, tal como os escritos de Walter Scott, Victor Hugo, Hugo von Hoffmannsthal, Dostoievski, Georges Bernanos e Blaise Cendrars irrigaram a imaginação de Rossini, Donizetti, Richard Strauss, Janácek, Poulenc e Darius Milhaud. Incessantemente, melodia e ritmo constituíram elementos fundamentais da poesia de Baudelaire e da arte da prosa de Flaubert e Eça.

PROGRAMA

1.ª sessão:
“Madame Bovary” e a ópera de Donizetti “Lucia de Lammermoor”

2.ª sessão:
Baudelaire e a versão de Paris da ópera de Wagner “Tannhäuser”

3.ª sessão:
Eça de Queiroz e as óperas de Meyerbeer, Offenbach e Gounod em “A Capital” e “Os Maias”

4.ª sessão:
Fanny Mendelssohn e as suas canções (Lieder) inspiradas em poemas de Klopstock, Goethe, Schiller, Heine e Eichendorff

5.ª sessão:
Clara Schumann, a pianista e a compositora

» Consulte o programa detalhado aqui

Coordenação: Ana Rocha
Horário: 4ªs feiras; das 18h30 às 19h30
Duração: 5 sessões; 12 de outubro a 9 de novembro
Preço: 100€ (sócio CNC) | 120€ (não sócio CNC)
Inscrições online

Ana Rocha
Nascida em Moçambique em 1957. Escritora, investigadora, conferencista, curadora do ciclo de conferências ‘Diálogos em Marvão’, crítica no semanário ‘Expresso’, colaboradora da revista ‘Electra’, jornalista no vespertino ‘A Capital’, professora, autora de programas e de manuais escolares para o 12º ano, tradutora, colunista de rádio, organizadora de concertos de música clássica em Évora. Licenciada em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Obteve o grau de Mestre em Filosofia com a tese intitulada ‘A imbricação da política e da ideologia na História de Inglaterra de David Hume’. A estreia mundial da sua primeira peça teatral intitulada A Origem do Mundo está anunciada para Genève, na programação do Studio Théâtre com encenação de Alexandre Paita. Em 2023, a estreia de Antero Q, a sua segunda peça de teatro, está anunciada para Lisboa com encenação assinada por Carlos Pessoa e essa produção será apresentada em São Paulo, em Vila do Conde e em Genève. Com o título A Arte da Fuga, prepara o seu novo livro sobre Wagner.

Mais informações:
Alexandra Prista | (+351) 965 271 877 | divulgacao@cnc.pt  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,930,908