"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Blimunda, de Azio Corghi

A ópera Blimunda, com libreto baseado no Memorial do Convento, estreou em São Carlos a 15 de maio de 1991, um ano depois da primeira apresentação mundial numa produção do La Scala de Milão.

11 Nov a 16 Nov 2022

Teatro Nacional de São Carlos
R. Serpa Pinto 9, 1200-442 Lisboa


Será talvez a mais ambiciosa das muitas obras musicais (entre as quais várias óperas e cantatas) nascidas da parceria Saramago/Corghi. As mais importantes têm sido trazidas regularmente ao nosso teatro — ll Dissoluto Assolto teve mesmo aqui a estreia mundial.

Poderosa reflexão sobre a condição humana, Blimunda está longe de se esgotar em peripécias relativas à construção do Convento de Mafra. Estruturada em planos vários, nela pululam personagens imaginárias e históricas. Domenico Scarlatti assume uma mágica importância.

A ópera chegou a Lisboa na internacionalíssima coprodução (La Scala, São Carlos, Regio de Turim) da estreia mundial de 1990. Teremos agora uma nova produção, inserida nas comemorações do centenário de José Saramago. A presença nacional será mais nítida. A conceção e encenação do espetáculo são de Nuno Carinhas, que será o aglutinador da enorme massa de artistas (músicos e atores) necessária para fazer reviver em palco esta história maravilhosa.

Azio Corghi
BLIMUNDA

Libreto: Azio Corghi, José Saramago
Segundo "Memorial do Convento", José Saramago

Direção Musical: José Eduardo Gomes
Encenação: Nuno Carinhas
Cenografia: Nuno Carinhas e Ana Vaz
Figurinos: Mariana Sá Nogueira
Desenho de luz: Rui Monteiro
Desenho em tempo real: João Alexandrino aka JAS
Coreografia: Marta Jardim
Blimunda: Dora Rodrigues
Baltasar Mateus: Julian Hubbard
Bartolomeu de Gusmão: Luís Rodrigues
Sebastiana Maria de Jesus: Maria Luísa de Freitas
Domenico Scarlatti: Luís Madureira
D. João V: Marcello Urgeghe
D. Maria Ana: Sara Carinhas
Frei António de São José: Simão Africano
Octeto vocal, grupo de madrigalistas: Mariana Castello-Branco, Mariana Sousa, Marta Magalhães, Carolina Figueiredo, Miguel Reis, Leonel Pinheiro, Ricardo Panela, Miguel Maduro-Dias

Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Maestro titular Antonio Pirolli)

Nova Produção
Inserida nas comemorações do centenário de José Saramago

M/12

Horário: 11, 14 e 16 (20h) de novembro de 2022

+ INFO

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,966,498