"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Mala Voadora estreia Universal Declaration of Human Rights

De 28 a 30 de setembro, a companhia de teatro Mala Voadora recria no palco da Culturgest os diálogos entre os representantes dos países presentes nas reuniões fundadoras das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

28 Set a 30 Set 2022

Culturgest
Rua Arco do Cego 50, Piso 1, 1000-300 Lisboa


"Como pode a arte ir além da discussão histórica, que afeta os direitos humanos através das suas considerações geopolíticas? Como podemos ultrapassar os limites que o uso demagógico das palavras impõe aos direitos humanos?" 
Jorge Andrade, Mala Voadora

Uma peça que resulta de uma investigação, a partir dos documentos originais, para pensar sobre o que são e quem tem o direito de definir o que são os direitos humanos. 

Após a estreia mundial nos dias 7 e 8 de junho, no teatro Escher, no Luxemburgo, Universal Declaration of Human Rights tem agora estreia nacional na Culturgest, levando a palco o debate em torno da igualdade de direitos. O que são os direitos humanos? Para Jorge Andrade, encenador do espetáculo e fundador da companhia, esta é uma pergunta sem resposta, porque "as ideias sobre o que está certo ou errado no modo como as pessoas se organizam variam muito (...) e a possibilidade de comunhão de valores é tão mais difícil quanto mais se tenta alcançar a universalidade".

Para revisitar o período do pós-segunda guerra - momento em que decorreram as negociações - em palco, atores estarão dispostos numa assembleia que se encontra voltada para o público. Num cenário com uma paisagem idílica discutem-se os vários temas que, na perspetiva dos países representados, contribuem para a igualdade de direitos. Um debate que não contou com a presença de todos os países - apenas um pequeno grupo - e em que a língua foi também um instrumento de dominação cultural.

Para pensar este processo, a Mala Voadora cria uma peça que faz uma reconstituição livre das negociações das Nações Unidas. Um espetáculo para refletir acerca das relações de poder entre países, direitos humanos e de como a arte é um veículo para colocar em perspetiva a história.

Os bilhetes para o espetáculo custam entre 7€ (ver descontos) e 14€ e estão à venda na Culturgest e na Ticketline.
M/12

Ficha Técnica
Direção Jorge Andrade 
com assistência Pedro Moldão
Apoio dramatúrgico Statt Miller
Interpretação Carla Gomes, Carolina Ferraz, Céline Camara, David Pereira Bastos, Jani Zhao, Jerome Varanfrain, Jorge Andrade, Manuel Moreira, Marco Augusto, Maria Ana Filipe, Maria Toscano, Mariana Magalhães, Pedro Moldão, Sara Belo, Statt Miller, Tomás Barroso, entre outros
Banda sonora / direção musical Batida | Pedro Coquenão
Cenografia José Capela com edição de imagem de António MV
Figurinos José Capela
Luz João Fonte
Com consultoria de Wilma Moutinho
Direção técnica João Fonte
Apoio técnico Luís Rabaçal
Operação de som Diogo Cocharro
Direção de projeto Eva Nunes
Assistência de produção e comunicação Sofia Freitas
Coprodução Culturgest e Théâtre à Esch - Luxembourg
apoios Comuna Teatro de Pesquisa, Escola do Largo, GrooveOn, _teatromosca_, Vamusica
Agradecimentos Maria Jorge

A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e é associada d'O Espaço do Tempo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,925,108