"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Sister Ray + Raw Forest na ZDB

Ao longo das dez canções de “Communion”, o álbum de estreia de Sister Ray (Ella Coyes), persiste uma dificuldade em perceber de onde isto vem e para onde vai, pela forma como existe tão intensamente um pouco acima da linha de água.

20 Nov 2022  |  19h00

Galeria Zé dos Bois
R. da Barroca, 59 . 1200-049 Lisboa


Sister Ray

A sua voz ouve-se na expectativa de explodir, de existir com raiva e assumir um pouco da contenção que persiste – de diversas formas – nos temas. “Communion” experiencia-se como particular, pessoal, de um modo que transcende os corredores da música popular. Talvez a origem Métis – uma população indígena do Ontario, Canadá -, a educação, explique esta abordagem que vence – ou convence – da melhor forma as coisas ordinárias. Há uma forma única de contar aqui experiências vividas por todos. Os sentimentos banais parecem outra coisa qualquer. Talvez por nunca acontecerem, explodirem, ou existirem como achamos que tem de ser. Aprende-se qualquer coisa aqui.

No estúdio contou com o trabalho da dupla ginla (Joe Manzoli & Jon Nellen). Com a experiência deles, Coyes conseguiu criar atmosferas perfeitas que acomodam o que explora com a voz. O som da guitarra, por exemplo, atravessa décadas de singer-songwritting indie, entre os sons suspensos dos 1990s e a procura de um som mais direto/roots das guitarras deste século, tacteando ligações entre o blues e o country. Só que Sister Ray não soa a nada disso, existe com um som suspenso, que evita modelos tradicionais ou rótulos do momento.

Talvez por isso, a ideia inicial persista durante tanto tempo ao longo de “Communion” e após sucessivas audições: não se entende bem de onde isto vem e para onde vai. Nas letras, Coyes trabalha muito emoções/motivações, ou inventa descrições que exploram sensações sobre lugares ao invés de sentimentos ou moral sobre terceiros. Para nós, deste lado, ouve-se a não concretização como algo acutilante e desesperante. Enquanto Sister Ray, Coley transforma a dor no banal e numa coisa que se pode experienciar como permanente. O mais bizarro é que, ao ouvi-la, não se quer sair de lá. AS

Raw Forest

Alter-ego de Margarida Magalhães, Raw Forest é um magnífico cenário escapista, em jeito de portal multidimensional, para uma sinestesia de sons e imagens. A força telúrica, o magnetismo estelar e a vibração natural das coisas convergem num ritual extra-panteísta e apenas ao alcance da mente pós-web 2.0. Traz a perfeita comunhão entre found sounds cibernéticos e melodias ascendentes rumo a uma terra prometida que é de todos.

Raw Forest começou a desenvolver a sua própria sonoridade influenciada pelos primórdios da música eletrónica e inspirada por músicos como Eliane Radigue, Steve Reich, Philip Glass, Brian Eno, Robert Ashley e Laurie Anderson. Em 2019 lançou o seu primeiro EP Post Scriptum.

Entrada: 9€
Bilhetes disponíveis em: https://zedosbois.bol.pt/

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,865,609