"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Script ou Escrita: Inteligência Artificial e Poesia Digital

O impacto da inteligência artificial na poesia debatido no Goethe-Institut em Lisboa.

13 Out 2022  |  19h00

Goethe-Institut Lisboa
Campo dos Mártires da Pátria, 37 - 1169-016 Lisboa
Preço
Entrada livre

No dia 13 de outubro, o Goethe-Institut Portugal apresenta o segundo debate do ciclo “AUTOMAT: Literatura e Inteligência Artificial” que tem vindo a abordar temas relacionados com os desafios e o potencial da inteligência artificial no universo literário. “Script ou Escrita: Inteligência Artificial e Poesia Digital” é o tema deste novo encontro que terá lugar às 19h00 na Biblioteca do Goethe-Institut em Lisboa, com transmissão simultânea em streaming no Facebook.

João Gabriel Ribeiro, diretor da revista digital Shifter, e Rui Torres, um dos pioneiros da poesia digital em Portugal, debatem a interação entre inteligência artificial e o mundo das letras numa conversa que aborda a literatura na rede e como rede, a autoria colaborativa e o futuro da escrita. Neste encontro, Rui Torres demonstrará ao vivo e em tempo real a criação de um poema digital com base em duas obras distintas com o mesmo título: o “Fausto”, do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, e o “Fausto” do poeta português Fernando Pessoa.

SOBRE POESIA DIGITAL

As primeiras tentativas de produzir poesia no mundo digital datam dos anos 50 e foram levadas a cabo pelos matemáticos Christopher Strachey (1916-1975), em Manchester, e Theo Lutz (1932-2010) em Estugarda, na Alemanha. Ao selecionar aleatoriamente as palavras e frases adequadas, Strachey e o seu computador produziram pequenas cartas de amor, utilizando o manual de programação de Alan Turing. Em 1959, Lutz criou os seus “Textos Estocásticos” com a ajuda de um computador, para o qual utilizou material linguístico do romance “O Castelo” de Franz Kafka.

Nos últimos anos, o debate sobre a inteligência artificial voltou a chamar a atenção para estas primeiras experiências da vanguarda ciberliterária que usa a rede não só como plataforma, mas como meio de produção. Explorando, em ambiente digital, as potencialidades do texto como script, a poesia digital procura “a descentralização e não linearidade, a interação do poema com o leitor e com o espaço digital e também o som e o movimento: uma hiper-poética”. (Cláudia M. J. Pinto em Electronic Poetry Center: Novas formas editoriais para novas formas literárias)

SOBRE OS CONVIDADOS

Rui Torres, natural do Porto, é professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa, lecionando seminários em comunicação, semiótica, literatura e hipermédia – seus cruzamentos e metodologias. É membro do Board of Directors da Electronic Literature Organization. Coordenador do po-ex.net. Tem livros, artigos e outros textos publicados sobre literatura, comunicação e cibertextualidades. Faz trabalhos de escrita criativa digital, poesia digital e/ou ciberliteratura, sendo autor de "Poemas no meio do caminho" (poesia combinatória animada por computador), “Herberto Helder Leitor de Raul Brandão” e “Amor de Clarice” (poema hipermédia).

João Gabriel Ribeiro, jornalista e designer, cofundador e diretor do Shifter, é formado em Marketing e Publicidade pela ESCS. Movido a curiosidade pura, é um autoditata obsessivo em temas como a tecnologia, o design ou os novos media, procurando estabelecer pontes entre áreas e expandir os seus horizontes. Com um gosto antigo pelas ciências naturais e uma tendência para as ciências sociais, faz da intersecção entre domínios o seu território habitual, explorando-o em artigos para o Shifter ou de forma mais longa em publicações como “Uma Questão de Inteligência”. O Shifter é uma publicação cooperativa e criativa para a geração digital, com a missão de acompanhar e compreender o presente para preparar com consciência o futuro.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,185