"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop presencial de Kintsugi

Milenar arte japonesa de restauro com pó de ouro, o kintsugi celebra as imperfeições e a história dos objectos em cerâmica. Para descobrir e aplicar nesta sessão.

15 Out 2022  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

20 Out 2022  |  14h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


O Kintsugi é uma arte de restauro japonês com mais de mil anos. Nesta técnica, os artesãos reparam peças de cerâmica com pó de ouro. Não se pretende tapar as imperfeições, mas sim realçá-las, uma vez que estas fazem parte da vida da peça. Assim, a peça é consertada, evidenciando as linhas de quebra a ouro. As imperfeições ganham uma nova história que deve ser vista e apreciada através das linhas delicadas e embelezadas. Neste workshop os participantes podem trazer uma ou duas peças em cerâmica que lhes são especiais e que gostassem de ver restauradas.

Inicialmente faz-se uma abordagem teórica à técnica, seguindo-se a parte prática. Os trabalhos não serão realizados com pó de ouro, mas sim materiais alternativos dourados de modo a tornar o processo menos tóxico, mais acessível e célere.

PROGRAMA

  • Sensibilizar os participantes para a temática do Kintsugi
  • Promover o contacto direto com peças de cerâmica
  • Manipulação de diferentes materiais e técnicas
  • Dominar novos conceitos

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde se tornaram professores. Dedicam-se a criar e a expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura e da ilustração, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

DATAS
Sábado | 15 outubro, das 10.00 às 13.00 [turma 1] ou
Quinta | 20 outubro, das 14.00 às 17.00 [turma 2]
PARTICIPANTES Máx. 15
PREÇO €45 [materiais incluídos]
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,886,247