"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"À Flor da Pele" - Exposição Individual de Manuela Pimentel

A galeria de arte THIS IS NOT A WHITE CUBE recebe uma exposição individual da artista portuguesa Manuela Pimentel, que presta homenagem ao recém falecido jornalista, escritor e editor João Paulo Cotrim, autor do texto inédito que dá nome à exposição.

24 Set a 12 Nov 2022

THIS IS NOT A WHITE CUBE - galeria de arte
Rua da Emenda 72, 1200-170 Lisboa (Chiado)
Preço
Entrada livre

A mostra integra cerca de 25 trabalhos inéditos, que se traduzem em composições de pintura instalada, através das quais Manuela Pimentel reconfigura o lugar do azulejo enquanto objeto sacralizado de pertença da memória coletiva local. Deste modo, pretende perscrutar a nossa relação com o sentido de perenidade e de efemeridade de um legado, e explorar o sentido poético da ideia da impermanência que subjaz à matéria artística.

A heterogeneidade dos meios envolvidos, associados, quer à cultura histórica erudita da azulejaria - profusamente decorativa, da “idade do ouro” portuguesa - quer à cultura vernacular - que decorre da observação do espaço público e privado do quotidiano, - revelam a complexidade e amplitude do campo de ação e da linguagem artística de Manuela Pimentel. Um fator, que podemos traduzir como a exploração da ambiguidade, que se nutre da aplicação do dualismo, num sublime jogo de contrastes.

Dessa ambiguidade procede tal-qualmente, tanto a apropriação e reinvenção das visualidades e dos cânones do Barroco, como a expressão declarada de uma estética assimilada da “Street art” por Manuela Pimentel - que se manifesta quer no concretismo das resinas e das argamassas toscas com que simula as estruturas murais, quer no maneio dos grafismos dos posters erodidos pelo tempo e, astutamente, subtraídos à rua.

Da dramaticidade poética e do racionalismo que preside à obra de Manuela Pimentel, nasce uma visão singular de união do sagrado e do profano, que se apresenta, em tom de encenação, em “À Flor da pele”, no espaço dessacralizado da galeria, onde a obra, instalada, se declara como parte genuína do seu ambiente.

Algumas obras extravasam os limites da exposição para nos infiltrarem no acervo, colocando-nos em diálogo com outras. Assim, é proporcionada uma visão expandida da criação de uma artista que explora o contexto local dos fenómenos da cultura popular e erudita, para os inscrever no espaço da criação artística global.

Inauguração: 24 de setembro, a partir das 18h.
Horário: 3ª feira a sábado, entre as 14h30 e as 19h00.
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,974,791